O projeto prevê a plantação de um total de 288 mil árvores até abril de 2021.
O objetivo da Autarquia era concluir a reflorestação até ao final de 2020, porém foi necessário reprogramar a conclusão dos trabalhos devido às paragens impostas pelo contexto de crise pandémica e também devido ao tempo quente que se fez sentir durante o período em que estava estipulada a plantação. Este é um investimento que ascende a 1,4 milhões de euros, numa área de 407 hectares.
Miguel Silva Gouveia considerou a questão da Sustentabilidade Ambiental como um dos objetivos estruturais para o Funchal na próxima década e a reflorestação do Parque Ecológico é tida como determinante para a necessária adaptação e resposta do Município à crise climática.
Assim sendo, a reflorestação do Parque resultou de uma candidatura da Câmara Municipal do Funchal ao PRODERAM 2020, com o intuito de reparar os danos causados nos incêndios do verão de 2016. Esta medida, em larga escala, é comparticipada pela União Europeia (FEDER), na ordem dos 85% do valor total.
Paralelamente, decorrem no Parque Ecológico do Funchal trabalhos tendentes à limpeza de espécies invasoras, tendo já sido intervencionados com sucesso cerca de 298 hectares de terreno.
Fonte: https://www.funchal.pt