Na 2.ª edição do #CREATEfunchal, que decorreu, esta manhã, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal, no ex-matadouro e que agora é um «” criadouro”», como referiu o vereador Bruno Pereira.
O autarca também deixou uma mensagem de incentivo aos cerca de 70 estudantes presentes da Francisco Franco e da Levada (sobretudo do secundário), salientando a importância do investimento que a autarquia tem criado para os jovens e o seu futuro, mormente na criação de oportunidades, que existem, mas que dependem também do empenho dos jovens.
Assim, referiu desde as bolsas existentes na atribuição de manuais e material escolar, bem como as que são destinadas ao Ensino Superior, ao investimento materializado no projeto do e-games e na ciência e tecnologia, presentemente a decorrer no CCIF.
Aliás, como frisou, é do «interesse» da CMF, que «os jovens tenham oportunidades de fazerem a sua vida no Funchal».
Nesse sentido, deixou a mensagem que no campo das novas tecnologias e do digital a Região pode empregar e ser competitiva, internacionalmente, já que, como relevou, não existe nestes campos, o «sobre custo» financeiro que existe, noutros sectores, devido ao facto da Madeira ser uma Região Ultraperiférica.
As «oportunidades», que «existem» e que são «de futuro», dependem também, afirmou, da vontade e do empenho e da qualidade dos jovens. «Se vocês são bons alunos, se vocês são bons técnicos, vamos concorrer de igual maneira», seja onde for.
Bruno Pereira acompanhou os estudantes na visita ao CCIF e destacou ainda a valência cultural do projeto.
Nesta 2.ª Edição do #CREATEFUNCHAL, a Câmara Municipal do Funchal pretendeu alcançar uma maior proximidade junto do público mais jovem, proporcionando experiências enriquecedoras, promovendo a interação e a participação ativa. O objetivo foi, através da visita ao E-Games Lab, criar um ambiente de aprendizagem diferenciado, onde os participantes possam desenvolver as suas competências e explorar o seu potencial no cenário tecnológico.
Neste sentido, a Câmara Municipal do Funchal lançou o programa “Os jovens e as tecnologias” onde mensalmente e em parceria com o consórcio E-Games Lab. Será dada a oportunidade aos alunos das escolas de 3.º ciclo e escolas secundárias, num máximo de 25 alunos por turno, de visitarem e explorarem as diferentes etapas e processos de produção de um videojogo, bem como os materiais utilizados para esse fim.
As visitas terão lugar nas manhãs das primeiras terças-feiras de cada mês, salvo indisponibilidade de agenda, e as turmas/escolas interessadas deverão realizar inscrição prévia por meio de formulário cmfonline.funchal.pt/programas/jovens-tecnologias.