Na Reunião de Câmara, que hoje decorreu, foram aprovadas oito distinções turísticas municipais, que serão entregues no âmbito da celebração do Dia Mundial do Turismo, que se assinala já para a semana, a 27, como relembrou o presidente da autarquia.
Pedro Calado salientou que as distinções são «a oito funcionários de diferentes áreas do turismo», desde barman, recepção, lavandaria, etc., sendo certo que são «oito profissionais que ainda estão no ativo, mas com muitos anos de atividade ligada ao turismo».
Além destas deliberações, foi aprovado o Regulamento da Equipa Multidisciplinar de Coordenação, Intervenção, Monitorização e Avaliação da Estratégia Municipal para Pessoa Sem-abrigo do Funchal, bem como do Regulamento do Conselho Municipal de Saúde e Bem-Estar, que agora vão à Assembleia Municipal também para aprovação.
Sobre estas aprovações, em particular sobre a questão das pessoas em situação sem-abrigo o autarca relevou a importância de a edilidade estar «no terreno», algo, aliás, que já está a ser feito, dando exemplos em concretos do que tem sido feito pela CMF, desde o apoio a várias entidades que trabalham nesta área, mas também a criação do projeto habitação solidária (masculina e feminina, aquela já a funcionar, estando em curso), além de ainda esta semana ter sido inaugurado o centro de dia da Casa do Voluntário, um investimento de quase 100 mil euros para trabalhar justamente com as pessoas que se encontram nesta situação.
Para além destas aprovações, o presidente da CMF salientou o reforço que a autarquia tem vindo a fazer na comparticipação municipal para a aquisição de medicamentos. São «centenas de pedidos aprovados», reforçou, também de manuais e material escolar, sendo que, «neste campo, já são 3.800 pessoas que beneficiam deste apoio»