As candidaturas ao Prémio Literário Cidade do Funchal, Edmundo Bettencourt, promovido pelo Município estão abertas entre dia 2 de janeiro e dia 31 de março.

Este prémio municipal tem como objetivo homenagear a grande figura das letras, Edmundo Bettencourt, promover a produção de originais em língua portuguesa, incentivar o gosto pela criação de textos literários e divulgar o nome do seu honorável patrono. Edmundo Bettencourt foi poeta e fadista, que tentou adaptar o fado aos valores do modernismo. Edmundo fundou também o movimento literário Presença.

O prémio a atribuir é acima de tudo justificado pelo reconhecimento que o Município atribui não só à importância da literatura enquanto arte, mas também enquanto atividade de desenvolvimento cultural e cívico.

São administrados a concurso autores, a partir dos 16 anos, sendo que o prémio tem o valor de 3 mil euros. Podem ainda ser atribuídas menções honrosas a outras obras literárias que se notabilizem pela sua especial qualidade através da entrega de um certificado, sem direito a prémio pecuniário.

Esta é a 18º edição do Prémio, sendo já distinguidos autores como Carlos Nogueira Fino, Lilia Mata, José Leon Machado, Jorge Amaral, Francisco Fernandes, José Viale Moutinho, Ana Teresa Pereira, Luís Felício, David Freitas. Em 2022 foi distinguido com o Prémio a obra “O Refúgio de Gibraltar” de Berta Almeida, cuja obra será editada e lançada no âmbito da próxima edição da Feira do Livro do Funchal. Da mesma forma, será apresentado o livro “Ilha” que foi escrito por Eduardo Quina, que pela segunda vez recebeu a menção honrosa.

Mais informações podem ser obtidos no site funchal.pt.