Até o dia 30 de março de 2023, decorreu o período de candidaturas ao 17º Prémio Literário da Cidade do Funchal – Edmundo Bettencourt. O prémio tem um valor de três mil euros e garante ainda a publicação da obra vencedora.

O Prémio Literário da Cidade do Funchal Edmundo Bettencourt é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal do Funchal e tem como objetivo distinguir, anualmente, obras literárias originais e incentivar, promover e divulgar a criação literária.

Além disso, este concurso constitui uma oportunidade para valorizar a literatura enquanto arte, mas também a atividade de desenvolvimento cultural e cívico. Com a atribuição deste prémio literário, a Câmara Municipal homenageia também Edmundo Bettencourt, como uma personalidade do panorama cultural.

As últimas duas edições, existiram cerca de 13 candidaturas anuais, sendo que este ano, a submissão de candidaturas ultrapassou largamente as expetativas com 50 obras, quadruplicando o número de obras de anos anteriores.
A notável adesão de concorrentes regionais, nacionais e até internacionais é sinal do interesse que o Prémio tem gerado junto do público leitor e de toda a comunidade de escritores de língua portuguesa.

Em maio será nomeado o júri do Prémio que irá envolver 5 pessoas, de relevo na comunidade literária regional, que irão analisar as várias obras a concurso e deliberar qual a obra vencedora, bem sobre a atribuição de menções honrosas.
No ano passado, o prémio foi deliberado pelo júri, em maioria, atribuir a Berta Helena pela obra “O Refúgio de Gibraltar” e a menção honrosa a uma obra de poesia “Abnegação das Sombras” de Eduardo Quina. Ambas as obras foram editadas e apresentadas durante o mês de março, no âmbito da Feira do Livro do Funchal.

A iniciativa teve a sua primeira edição em 1996, sendo que entre os autores premiados até à data constam nomes como Carlos Nogueira Fino, Lília Mata, José Viale Moutinho e Ana Teresa Pereira.