A Câmara Municipal do Funchal vai celebrar, no próximo dia 26 de novembro, pelas 17h00, na Biblioteca Municipal do Funchal, o centenário do nascimento do historiador Joel Serrão. A iniciativa inclui uma conversa sobre a vida e obra deste ilustre funchalense, moderada pela Vereadora com o pelouro da Cultura na Autarquia, Madalena Nunes, e a inauguração de uma exposição e da Sala Joel Serrão, onde ficará instalada a sua biblioteca pessoal.
Joel Serrão nasceu em Santo António, no Funchal, e era docente por vocação e investigador por paixão. Passou quase toda a sua vida em Portugal continental, onde legou para a posteridade uma vasta obra, sobretudo no campo da História e da Literatura.
Os historiadores Nelson Veríssimo e Paulo Rodrigues, da Universidade da Madeira, e Mariana Guimarães, neta de Joel Serrão, em representação da família, dão início às celebrações com uma conversa sobre os principais aspetos da vida e obra do antigo Diretor do Centro de Estudos de História do Atlântico.
Pelas 18h00, no hall de entrada da Biblioteca Municipal, tem lugar a abertura da exposição alusiva à vida de Joel Serrão, que ficará patente até ao dia 4 de Dezembro. Segue-se a inauguração da Sala Joel Serrão onde ficará patente ao público a sua vasta biblioteca pessoal, que foi cedida por sua vontade expressa, após a sua morte, à Biblioteca Municipal do Funchal. Nesta sala será ainda descerrada uma pintura do historiador Joel Serrão, que foi encomendada pela Câmara Municipal do Funchal ao artista Henrique Leal.
Devido à atual situação de pandemia e das limitações impostas para os eventos culturais, esta comemoração está limitada a 20 pessoas, sendo os ingressos feitos mediante convite. Sublinhe-se, no entanto, que a conversa será transmitida em direto através das páginas do Facebook da CMF e da Biblioteca Municipal do Funchal.