Amanhã, quinta, em que se assinala o dia Nacional dos Jardins, a CMF, através da Divisão de Jardins e Espaços Verdes Urbanos, disponibiliza aos cidadãos, nas entradas dos Jardins Municipais, placas de recomendações – com horário de abertura e encerramento – várias recomendações aos visitantes, nas línguas portuguesa e inglesa, disponibilizando também o acesso por QR Code ao Regulamento de Espaços Verdes Urbanos.

Com estas informações, pretende-se que os utilizadores do espaço compreendam o melhor modo de utilização dos jardins públicos, estes são palco, não só de atividades lúdicas, culturais, mas também de toda uma infraestrutura natural e construída de um espaço aprazível, um abrigo para usufruir da natureza no Espaço Urbano.

Pretendemos minimizar com estas placas os atos de vandalismo, através do zelo dos materiais existentes, como, ginásios ao ar livre, sistemas de rega, proteção da natureza, dos animais e o respeito pelos demais utilizadores do espaço.

A CMF procura continuar a preservar e proporcionar um espaço público seguro e com boas condições de salubridade, contando para o efeito com os seus visitantes para dinamizar de modo harmonioso, sensível e responsável o espaço de todos.

Ainda neste dia a CMF apresenta as novas placas identificativas das árvores, disponíveis nos principais arruamentos do centro do Funchal e jardins: Jardim Municipal, Campo da Barca e Parque de Santa Catarina.

É disponibilizada informação em português e inglês e ainda a possibilidade do utilizador, via QR code, consultar mais informação sobre a espécie a que o exemplar em questão pertence, como seja, uma descrição das suas características e até algumas curiosidades sobre a mesma. Com esta iniciativa, pretende-se que os nossos munícipes e visitantes tenham uma experiência além da contemplação do património arbóreo, acrescentando uma componente cultural e científica à sua visita pelos espaços públicos do Funchal.

Ainda no âmbito deste dia foram também organizadas duas visitas guiadas ao Jardim Municipal e Parque Santa Catarina, onde são abordados temas sobre a história dos jardins, bem como aos elementos naturais que os compõem.