Foi a edição “mais participada”, destacou a vereadora Nádia Coelho
A Câmara Municipal do Funchal procedeu hoje à entrega de prémios aos vencedores do 16.º Concurso Presépio Ecológico, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre, com a presença da vereadora com o pelouro do Ambiente.
Nádia Coelho realçou a “crescente” participação de todos os envolvidos nesta atividade, destacando que foi a “edição com mais participação”, num total de 66 trabalhos, mais 16 trabalhos do que no ano anterior.
Referiu ainda que urge reutilizar, pois o mesmo produto ou material pode ser usado mais do que uma vez, sublinhando que “importa também haver criatividade na reutilização e foi o que se verificou com todos os trabalhos aqui apresentados”.
No sentido de retomar o espírito bastante madeirense da construção de Presépios vários estabelecimentos de ensino e instituições foram desafiados a construir um Presépio Ecológico concebido com recurso à utilização de materiais de desperdício. Nádia Coelho salientou que a criatividade refletida nos trabalhos desta exposição vai ao encontro do objetivo pretendido: “apelar à valorização e reutilização de resíduos”.
Participaram: 39 Estabelecimentos de Ensino, 15 Instituições de carácter social, cultural ou desportivo e 12 Utentes dos Serviços da Autarquia (Ginásios e Centros Comunitários).
Estiveram envolvidos nesta iniciativa cerca de 1350 crianças, jovens e adultos.
Esta atividade foi dinamizada pela Unidade de Sensibilização Ambiental com o objetivo primordial de sensibilizar os envolvidos para a Política dos 6R´s, através do enquadramento da temática ambiental nas Comemorações do Natal.
Os critérios de avaliação, tidos como essenciais, foram os seguintes: a utilização de materiais usados (reutilização), a originalidade e criatividade e a coerência com o tema, o que levou à criação de trabalhos muito criativos e interessantes.
Os presépios estarão em exposição no Átrio da Câmara Municipal do Funchal até 6 de janeiro de 2023.