A Câmara Municipal do Funchal vai realizar um investimento muito significativo ao nível dos recursos tecnológicos e projetos das escolas. O investimento resulta de uma auscultação realizada pela autarquia, em concreto pelas tutelas da vereadora Helena Leal em todas as escolas de 1.º Ciclo públicas e ultrapassa os 160.000 €, sendo entregue, nas escolas, a partir de outubro.

Nesse sentido, para atribuir estes apoios e marcar o arranque do ano letivo, o residente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado e a vereadora Helena Leal, com o Pelouro da Educação, estiveram sexta-feira, em algumas destas escolas, para anunciar estes apoios e também para o arranque do novo ano letivo deste ciclo. Em concreto, visitaram a Escola Eleutério de Aguiar, em Santa Maria Maior, a Escola da Ladeira, em Santo António, a Escola da Ajuda, em São Martinho.

Deste modo e ao nível dos equipamentos tecnológicos, a CMF garante a entrega de painéis interativos, ‘tablets’ e computadores nas escolas de 1.º Ciclo públicas.

«Este investimento significativo que o Município do Funchal está a realizar nas escolas comprova o forte compromisso com a educação, acompanhando o sentido da introdução, cada vez mais generalizada e em todos os ciclos de ensino, da tecnologia no processo educativo e avaliativo», afirma Pedro Calado.

A identificação do apoio atribuir resulta de um trabalho de grande proximidade entre as escolas de 1.º Ciclo, tendo sido realizadas reuniões com todas as escolas para aferir e priorizar as necessidades mais prementes de cada um dos estabelecimentos.

Complementarmente, o Município do Funchal também irá apoiar projetos propostos pelas próprias escolas, em áreas muito diversificadas e que respondem aos desafios que cada uma destas definiu como prioritários.

Refira-se ainda que se trata de um investimento superior a 70% relativamente ao realizado em 2021 e que abrange 19 escolas, de várias freguesias do Funchal.

Note-se ainda que, nas três escolas visitadas no final da semana passada, a CMF realizou ainda um conjunto de obras avaliadas em praticamente em 50 mil euros, nomeadamente requalificação do parque infantil, renovação de rede de incêndios, entre outras.