Na abertura das XXV Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia de Desporto, que decorreu na Sala da Assembleia Municipal, Pedro Calado salientou o trabalho que a autarquia tem feito em prol do desporto e do aumento da prática desportiva, nomeadamente através do apoio a eventos, associações e clubes.

Todavia, como fez questão de ressalvar, há ainda «um longo caminho a percorrer» para aumentar o número de atletas. Nesse sentido, apontou que «o desporto deve fazer parte obrigatória da escolaridade e da formação dos nossos jovens» e incentivado, isto como uma das formas de aumentar o número de atletas.

Presentemente o Funchal apoia 21 associações e 54 clubes, ainda que, até aos 15 anos, o número de praticantes seja de 5.000, algo que o presidente da CMF quer mudar, fomentando «ainda mais a prática desportiva».

Nesse sentido, lembrou ainda os benefícios do desporto na preparação e formação dos jovens, salientando que ajuda a formar «excelentes pessoas, excelentes profissionais, grandes quadros».

Pedro Calado destacou ainda a cooperação e a «boa parceria» que tem sido mantida com o Governo Regional, também nesta área do desporto.

Refira-se que as jornadas decorrem entre hoje e sábado na UMa e que este evento é considerado o maior encontro, nesta área, organizado em Portugal, sendo fruto esta edição de várias entidades: uma, SPPD, CMF, AFM, Governo Regional, DRD, SRECT.