O arranque acontece dia 11 de março no Monte e em São Roque

Dando continuidade à campanha de vacinação antirrábica e de identificação eletrónica realizada no ano de 2022, a Câmara Municipal do Funchal apresenta, esta quinta-feira, na reunião de Câmara, uma proposta de deliberação para a Campanha oficial de vacinação animal do Município do Funchal para o ano de 2023.

A campanha arranca, no dia 11 de março, nas freguesias do Monte e de São Roque.

A campanha inclui a vacinação antirrábica (obrigatória por lei para os canídeos), a identificação eletrónica com microchip, a desparasitação interna contra nematodes e cestodes, o registo dos animais identificados e da profilaxia antirrábica no SIAC e o licenciamento na Junta de Freguesia (quando aplicável). A autarquia recomenda ainda o devido acompanhamento veterinário para a realização do restante Protocolo Vacinal.

Esta campanha é organizada pelo Município do Funchal, no uso das atribuições e competências que lhe advêm, com o objetivo de garantir a promoção da saúde pública, a proteção animal e qualificada como de relevante interesse público, a completas expensas da autarquia.

Depois do Monte e de São Roque, seguem-se as freguesias da Sé, dia 13 março, Santa Luzia e São Gonçalo, dia 18; Santa Maria Maior e Imaculado Coração de Maria, dia 25; São Pedro e São Martinho, dia 1 de abril e, por fim, Santo António, dia 15 de abril.

A CMF recorda que no ano de 2022 foram vacinados cerca de 795 animais (545 cães e 250 gatos) e colocada identificação eletrónica em cerca de 452 animais (273 cães e 179 gatos).