O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado e a vereadora com a tutela do ambiente, Nádia Coelho, acompanharam hoje uma ação de sensibilização ambiental, que decorreu no Auxílio Maternal e que teve a presença da mascote do Departamento de Ambiente da autarquia, o Simão.
Refira-se que o Município do Funchal tem reforçado a aposta na área da educação ambiental, desenvolvendo novas iniciativas, ao longo do ano, capacitando e estimulando os mais jovens a tornarem-se adultos mais conscientes.
A Sensibilização Ambiental assume um papel fundamental no despertar da consciência ambiental dos cidadãos, já que desenvolve competências essenciais para o exercício de uma cidadania responsável e é vocacionada para públicos diversos e em diferentes contextos de aprendizagem.
Consciente desta realidade, a Câmara Municipal do Funchal, através do Pelouro do Ambiente, desenvolve várias atividades de sensibilização ambiental junto dos estabelecimentos de ensino (desde o pré-escolar até ao ensino secundário), instituições de carácter social, cultural ou desportivo, com sede no Município do Funchal, bem como Serviços da C.M.F. (utentes dos Centros Comunitários/ Ginásios municipais/ Universidade Sénior do Funchal).
Para este ano letivo, foi elaborado o Programa de Sensibilização Ambiental Municipal que pretende divulgar junto da comunidade escolar, as várias iniciativas que o Município disponibiliza nas diversas temáticas como a água, as alterações climáticas, o bem-estar animal, a energia, os espaços verdes, os resíduos sólidos, bem como divulgar os vários concursos e desafios que as escolas podem participar.
Assim, foi entregue, em todos os estabelecimentos de ensino e instituições camarárias (106 espaços), o Programa de Sensibilização Ambiental Municipal para ser mais uma maneira destes poderem optar e incluir no seu currículo a oferta disponibilizada.
No ano letivo 2022/2023, foram realizadas 326 ações de sensibilização ambiental efetuadas pela Unidade de Sensibilização Ambiental e pelo Parque Ecológico do Funchal. Nestas ações foram abrangidos 15 552 cidadãos das várias faixas etárias já descritas.
A autarquia pretende com estas atividades sensibilizar as crianças e jovens de várias faixas etárias para a importância de proteger o nosso Planeta, transmitindo conhecimentos sobre as várias formas de atuar e gerir os recursos, educando para a cidadania.