A Câmara Municipal do Funchal  vai assinalar, ao longo de todo o mês de março, o Dia Internacional das Mulheres, que se comemora na próxima segunda-feira, dia 8 de março, com um abrangente programa de sensibilização e debate, que irá decorrer por videoconferência, e também através de exposições. Este foi um trabalho concebido em colaboração com o Conselho Municipal para a Igualdade e contou com as parcerias da Associação OLHO.te, FNAC, SociohabitaFunchal, UMAR, entre outras.

No programa consta a divulgação, de 1 a 26 de março, de diversos vídeos sobre a temática da igualdade e da não-discriminação inserido no Projeto Quebrar Correntes, desenvolvido pela Sociohabitafunchal através do Centro Comunitário do Palheiro Ferreiro. O Projeto uma série de 12 vídeos de curta duração, intitulada “Direitos e (Pre)Conceitos”.

Inserido no programa de atividades estará também patente, de 5 a 25 de março, na FNAC Madeira, a segunda exposição coletiva de arte contemporânea “=DADE/G”, que aborda o tema da igualdade de género.

Pelas 11h00 da próxima segunda-feira, dia 8 de março, dia em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres, terá lugar no Átrio da Câmara Municipal do Funchal, a abertura da exposição “EVA”, um trabalho realizado em colaboração com a Associação OLHO.te e que ficará patente até ao dia 12 de março.

Ao início da tarde, pelas 15h30, acontece através da plataforma Zoom o webinário “Direitos das Mulheres em Tempo de Pandemia”, em parceria com a UMAR Madeira. Todos os interessados podem fazer a sua inscrição gratuita através do endereço: umarmadeira@gmail.com.

De 8 a 12 de março, serão partilhados testemunhos diários nas redes sociais do Município, partindo do livro “Vizinhas com Superpoderes”.

Por fim, no dia 12 de março, pelas 15h00, decorre o webinário “Quando as Desigualdades de Género são Noticia: Algumas Reflexões”, orientado pela Professora Carla Cerqueira. As inscrições são gratuitas mediante inscrição prévia através do formulário online.

A Câmara Municipal do Funchal salienta que, desde 2014, tem trabalhado para desenvolver uma política local que promova a igualdade entre Homens e Mulheres, que sensibilize a população para a necessidade de combater a discriminação em razão do sexo, da orientação sexual, da identidade e da expressão de género e das características sexuais.

Acompanhe a programação através da Página de Facebook “Funchal Cidade Educadora”.

Fonte: http://cm-funchal.pt/