Terminado o mês de abril, que promove a Prevenção do Mau-Trato na Infância, divulgamos a 2.ª edição das Conversas na Fundação, uma iniciativa da Fundação Cecília Zino, que pretende potenciar a discussão participativa da sociedade em temas relevantes para a ação da Fundação cuja missão é proteger e integrar socialmente crianças e jovens.
Estas ações abrem a Fundação Cecilia Zino à sociedade em geral e promovem o diálogo entre agentes especializados e a sociedade.
A 2.ª edição das Conversas na Fundação, com a temática: “Prevenção e Intervenção no abuso sexual: sinais de alerta”, irá realizar-se no próximo dia 10 de maio, das 18h30 às 19h30, no Auditório da Polícia Judiciária, na Rua Tenente Coronel Sarmento, n.º 15, 9004-556 Funchal.
A conversa será orientada pelo Dr. Ângelo Fernandes, Diretor Executivo da Associação Quebrar o Silêncio.
Mais se informa, que os interessados em participar deverão efetuar inscrição através do endereço https://sio.fcz.pt até às 8h00 do dia 8 de maio.
O abuso sexual de crianças e jovens é uma problemática com elevada prevalência nos processos de promoção e proteção de crianças e jovens, com claro impacto negativo a curto, médio e longo prazo, na criança, na escola, na família e na comunidade. Assim, pretendemos fomentar na comunidade um olhar mais atento sobre as dinâmicas entre as crianças e jovens, sinais de alerta, queixas psicossomáticas, dar significado ao silêncio que traduz medo e por fim como gerir a informação facultada em contexto residencial e outros.
As temáticas a abordar são as seguintes:
Violência sexual contra crianças (VSCC)
· Números e estatísticas – desocultar a realidade da VSCC.

· Definição do que é VSCC – quais os diferentes conceitos, quais as diversas formas de abuso, o que podemos considerar abuso?

· Mitos e crenças erradas que as pessoas adultas e as crianças têm sobre VSCC.
Por que razão as crianças não contam?
· Obstáculos à partilha durante a infância.

· Consequências da partilha na infância.
Impacto na vida da criança
· Impacto imediato e físico.

· Impacto a médio-longo prazo.
Em caso de abuso, como receber e gerir a informação
· Gerir a denúncia.

· O que dizer e o que não dizer.

· A quem denunciar.

· Garantir o bem-estar e a segurança da criança.
A ENTRADA É GRATUITA, COM LUGARES LIMITADOS – SUJEITA A REGISTO