Água do Funchal tem nível de excelência

Investimentos de quase quarenta milhões de euros nas redes de água potável e de saneamento básico

Por iniciativa das nações unidas, desde 1993 que a 22 de março se comemora o dia mundial da água. este ano o tema desta efemeridade é “acelerar a mudança para resolver a crise de água e saneamento”.

Nesta data tão importante e sendo a água um dos recursos naturais mais valiosos do mundo, que importa preservar e gerir de forma sustentável, a Câmara Municipal do Funchal relembra que estão a ser investidos mais de 16 milhões de euros na melhoria da eficiência das redes de água municipais no sentido de providenciar um melhor serviço aos munícipes e de combater os insustentáveis níveis de perda de água.

Note-se que esta estratégia permitiu, até ao momento, baixar as perdas em mais de três milhões de metros cúbicos, o que representa uma redução superior a 15% do volume de perdas.

Por outro lado, o município do funchal tem investido na melhoria tecnológica e operacional das águas do Funchal, criando equipas especializadas nas diferentes áreas de intervenção.

Refira-se, em particular, a criação de uma equipa de controlo ativo de perdas. Esta equipa, em 2022, foi responsável pela deteção de mais de 600 fugas de água não visíveis.

Água de excelência no Funchal

Quanto à qualidade da água distribuída no funchal, note-se a sua boa qualidade, já que apresenta, no “índice de água segura, um valor superior a 99%, o que a coloca num nível de excelência, o que significa que beber água da torneira é uma opção segura, saudável e sustentável, isto económica e ambientalmente.

No que se refere às águas residuais, saliente-se que a CMF está a investir quase 22 milhões de euros na nova ETAR, no lazareto, e na Estação Elevatória dos Socorridos.

Estes investimentos permitem melhorar a qualidade de tratamento das águas residuais e garantir a quase totalidade da cobertura de saneamento básico no concelho.

Novo modelo de fatura da água

A disponibilização do novo modelo da fatura da água é mais um passo no sentido de aproximar o município do munícipe, disponibilizando um serviço com maior transparência e simplicidade.

As faturas dos serviços de distribuição de água têm de cumprir uma série de requisitos legais que as tornam difíceis de interpretar para os cidadãos. A CMF ao longo dos tempos apercebeu-se dessas dificuldades e reavaliou a composição visual da fatura da água, no sentido de torna-la mais simples e mais clara.

A fatura passou a ser disponibilizada em duas páginas (frente e verso). Na primeira página, apresentam-se as informações essenciais para o munícipe: quanto paga, o que está a pagar, até quando pode pagar e como pode pagar.

Esta informação passa a estar disponível de forma mais legível e transparente.

No verso da fatura, disponibiliza-se a restante informação legalmente obrigatória, nomeadamente dados da instalação, o estado da faturação com indicação de pagamentos em atraso, descrição pormenorizada da faturação, outras informações legais e institucionais.

Por fim, realce-se que a autarquia disponibiliza aos funchalenses um conjunto de serviços on-line, com vista a facilitar o acesso dos munícipes aos serviços municipais.

Deste modo, estão disponíveis on-line a celebração e cancelamento de contratos de água, adesão ao débito direto e fatura eletrónica, alteração do mail da fatura eletrónica, a consulta de faturas e referências MB, além da comunicação de leituras via portal cmfonline.pt, tudo isto de foram simples, prática e segura.

Mais informações estão ainda disponíveis em funchal.pt ou via contact center – 291211000 – todos os dias da semana, das 08:00 às 22:00.