A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Exposição Ecce Algorithmus

Maio 2 @ 9:30 - Maio 6 @ 17:00

Gratuito
Horário: 09h30 – 13h00 / 14h00-17h00
2ª a 6ª feira
A  exposição Ecce Algorithmus de @eu.antoniodantas, que consiste numa instalação inédita composta por uma sequência de imagens electrográficas, fixas sobre as paredes da capela da Boa Viagem, onde o artista representa sistemas de codificação binária para problematizar noções de controle e poder.
A propósito desta exposição, Bruno Ministro escreve na folha de sala : “Quando Marshall McLuhan viu a ascensão do Satélite ao reino dos céus, percebeu de imediato que ele ligaria o mundo. Ao terceiro dia, quando Friedrich Kittler olhou para o céu, percebeu que o Satélite vigiaria o mundo todo. Recentemente, com os Satélites em rotação contínua por cima do mundo, Jussi Parikka observou uma sucessão de imagens que apelidou de “imagens operacionais”. Estas são imagens produzidas por máquinas, como o satélite, mas também aquelas registadas pelo drone e pela câmara de vigilância, entre outras. A imagem está presente em todo o lado. Assim na terra como no céu. Assim nas cavernas de Lascaux como nos scripts que as codificam e reproduzem no Google Earth”.
Natural da Madeira, António Dantas (1954) participou em exposições, antologias e festivais dedicados à poesia visual, à electrografia e à arte postal. Inicialmente ligado às artes visuais, linguagem que continuará a desenvolver ao longo dos anos, participou em algumas das principais iniciativas da poesia visual portuguesa dos anos 80 e 90. Trabalhos seus surgem com frequência em exposições e publicações relacionadas com a copy art e arte postal realizadas no país e no estrangeiro.
A obra do autor no campo da electrografia caracteriza-se pela manipulação criativa de elementos figurativos, com predomínio das figuras humanas, muitas vezes exploradas em conjunto com referentes que representam objectos ou símbolos de tipologia diversa. Os elementos visuais que o autor apropria na constituição das suas obras são sobretudo imagens fotográficas, muitas vezes explorando o seu próprio auto-retrato nas obras planográficas ou instalações que realiza. A linguagem verbal tanto ocupa um lugar de destaque nos seus trabalhos como se revela dessemantizada ou simplesmente ausente. A crítica e o humor estão largamente presentes nas obras do artista, surgindo frequentemente como veículos de interpelação das esferas política, económica e social da sociedade contemporânea e de questionamento do lugar que o indivíduo nela ocupa.
Aceda à biografia completa de António Dantas, escrita por Bruno Ministro e disponível em po.ex.net (https://po-ex.net/tag/antonio-dantas/), e visualize outras obras realizados pelo autor em porta33.com (https://porta33.com/…/antonio-dantas-exposicoes…)
Bruno Ministro é investigador no Instituto de Literatura Comparada da Universidade do Porto. É doutorado em Materialidades da Literatura pela Universidade de Coimbra com uma tese sobre eletrografia e copy art. A sua investigação tem sido dedicada às múltiplas intersecções entre os estudos literários, a teoria dos meios e os estudos culturais, com ênfase na intermedialidade e nos estudos comparados dos média. Trabalha sobretudo com formas híbridas como a poesia experimental, a copy art e a literatura eletrónica, objetos sobre os quais tem publicado e apresentado investigação em revistas, livros e colóquios nacionais e internacionais.

Detalhes

Início:
Maio 2 @ 9:30
Fim:
Maio 6 @ 17:00
Custo:
Gratuito
Categorias de Evento:
, , ,
Etiquetas de Evento:
, ,
Site:
https://www.facebook.com/capela.boaviagem/

Local

Capela da Boa Viagem
Rua da Boa Viagem
Funchal, Ilha da Madeira 9060-397 Portugal
+ Mapa do Google