A Câmara Municipal do Funchal (CMF) vai assinalar o Dia Internacional das Cidades Educadoras, celebrado a 30 de novembro, alargando as comemorações a três dias de atividades na Ludoteca do Parque de Santa Catarina.
Sob o mote “A Cidade Educadora como laboratório de aprendizagens, cidadania e transformação social”, irão decorrer, entre os dias 27 a 29 de novembro, na Ludoteca do Parque de Santa Catarina, diversas atividades lúdico-pedagógicas, no âmbito da literacia para a cidadania e direitos, e que se destinam a alunos do 1º ciclo.
“A ideia é convidar todos os participantes a viver e a usufruir da cidade enquanto espaço educador, promover a aprendizagem em contexto fora da sala de aula aliada ao contacto com a natureza, à cultura patrimonial e à cidadania”, refere Helena Leal, vereadora com o Pelouro da Educação.
Nesse sentido, sublinha a autarca, “o maior espaço verde do centro histórico do Funchal será, desta feita, o laboratório de experimentação onde decorrerão as ações que contemplam jogos, desafios, quizz e a pintura de um mural, proporcionando aos participantes oportunidades educativas num contexto urbano, inclusivo, lúdico e dinâmico”.
O Dia Internacional da Cidade Educadora é uma celebração internacional que tem como objetivo criar consciência sobre a importância da educação e dar visibilidade ao compromisso dos governos locais para a destacar como vetor gerador de bem-estar, convivência, prosperidade e coesão social. Cerca de 380 municípios de 24 países aderiram a esta celebração desde a primeira edição, em 2016.
O Município do Funchal aderiu à Associação Internacional das Cidades Educadoras, comprometendo-se com os princípios da Carta das Cidades Educadoras e empenhando-se diariamente em todas as áreas da governação municipal com vista à construção de uma Cidade Educadora.