O Município do Funchal, premiado pelas suas boas práticas, orientadas para a sustentabilidade, associa-se às comemorações do Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, dinamizando diversas iniciativas durante a próxima semana.
Das atividades agendadas, destaca-se a apresentação pública do website Visit.Funchal, dia 26, segunda-feira, no Mercado dos Lavradores, com a participação de diversos parceiros ligados ao sector turístico.
“Sabemos que o setor do turismo tem um papel fundamental no concelho do Funchal, representando cerca de 25% do PIB e 17% dos empregos diretos”, revela a vice-presidente da CMF, Cristina Pedra. “Somos a maior autarquia da Região, e temos o dever e a responsabilidade de contribuir para a divulgação das nossas singularidades. Este site, ancorado no domínio do funchal.pt, é um contributo para dar a conhecer a capital da Madeira, onde incluímos uma vertente inclusiva, intergeracional, cultural e patrimonial, que pode ajudar visitantes e locais e planearem as suas férias ou a programarem as suas pausas “, exemplifica Cristina Pedra.
Distinção Turística Municipal reconhece contributos para o Funchal
Outro momento importante destas comemorações é a Cerimónia de Distinção Turística Municipal, onde a Câmara Municipal do Funchal procederá à distinção de pessoas, projetos e entidades, cuja ação é por todos reconhecida publicamente, nomeadamente pelos comportamentos e práticas que acrescentam valor ao Funchal, enquanto destino turístico de excelência.
Para este ano, revela Cristina Pedra, “a autarquia do Funchal decidiu distinguir publicamente, pessoas e entidades em duas áreas de atuação, reconhecendo a importância da sua ação, na construção de um destino qualificado e diferenciado, bem como o seu valor, na promoção e divulgação, com um contributo, aos longo dos anos, à Cidade do Funchal”.
Assim sendo, no dia 28, na Sala da Assembleia Municipal, a CMF distinguirá as associações de táxi, TáxisRam e AITRAM, e respetivos associados, assim como Manuel Alves Gouveia “Filipe Gouveia”, proprietário do Restaurante Casa Madeirense, e Filipe Ascensão dos Ramos, proprietário do Restaurante Tokos.
Programa de atividades diversificado ao longo da semana
O programa de atividades será ainda marcado pela dinamização de diversas iniciativas e envolvimento de diferentes públicos alvo, na ótica de dar a conhecer as potencialidades e qualidades turísticas do concelho do Funchal, não só para os visitantes como para os residentes.
Assim sendo, o Museu de História do Natural do Funchal, facultará entradas gratuitas, durante a próxima semana, dando a conhecer o rico e vasto património ali exposto. Os restantes espaços museológicos sob a responsabilidade da autarquia são já de livre acesso: Museu Henrique e Francisco Franco; Museu A Cidade do Açúcar; Centro Interpretativo do Caminho de Ferro do Monte e Capela da Boa Viagem.
No dia 27, o Mercado dos Lavradores apresentará um programa diversificado de atividades, com enfoque no folclore e nas tradições da Madeira.
Nos dias 28 e 29 de setembro, realizar-se-ão atividades ao ar livre, nomeadamente dois Peddy Papers pelo centro da cidade e duas visitas guiadas ao Parque Ecológico do Funchal. Ambas as atividades integram o projeto “Turista na Minha Cidade”, com o qual a Câmara do Funchal pretende desvendar a diversidade cultural, patrimonial e natural que o concelho encerra, desde o mar até à serra, sensibilizando desde os mais jovens aos mais graúdos, para a necessidade de colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar, pensando e agindo de forma mais sustentável.
Estas iniciativas vão de encontro aos propósitos da Organização Mundial do Turismo, que destacou para as comemorações do Dia Mundial do Turismo, deste ano, a necessidade de “Repensar o Turismo”, com uma visão mais sustentável, mais inclusiva e resiliente, e com especial enfoque no futuro.