A Câmara Municipal do Funchal (CMF) irá assinalar o Dia Universal dos Direitos da Criança, que se celebra no dia 20 de novembro, com três dias de atividades na Ludoteca do Parque de Santa Catarina.

Nos dias 20, 21 e 22 de novembro a Divisão de Educação dinamizará atividades dirigidas às escolas de 1º ciclo do Município do Funchal. Estas ações designadas como “À descoberta dos direitos da criança” têm como objetivo consciencializar os participantes dos seus direitos e deveres.

Além da abordagem à Carta de Convenção dos Direitos das Crianças, as atividades pretendem de forma lúdica dar a conhecer os direitos das crianças, de como devem fazer valer esses direitos para que sejam sempre respeitados.

A planificação destas ações contou com a participação das crianças que foram incentivadas a sugerir e a opinar, nas celebrações deste dia do ano transato, sobre algumas decisões que lhes dizem respeito, nomeadamente de como gostariam que fossem as comemorações simbólicas e dias temáticos.

O Funchal é reconhecido pela UNICEF como uma “Cidade Amiga das Crianças”.

“Neste dia Universal dos Direitos da Criança, a CMF assume, uma vez mais, o compromisso com estas comemorações em criar condições para que todas as crianças do nosso concelho sejam reconhecidas como sujeito ativo de direitos, que estes estejam assegurados e salvaguardados, garantindo e promovendo um desenvolvimento global e harmonioso junto das suas famílias”, refere a vereadora Helena Leal, com o pelouro da Educação, Saúde e Social.

A convenção sobre os Direitos da Criança foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 20 de novembro de 1989 e ratificada por Portugal a 21 de setembro de 1990.