Nádia Coelho diz ser o reconhecimento das ações de sustentabilidade desenvolvidas pelo Município
O Município do Funchal recebeu hoje o Galardão Bandeira Verde Eco XXI, em cerimónia realizada em Oeiras, na qual esteve presente a vereadora com o pelouro do Ambiente, Nádia Coelho.
Na edição 2023 inscreveram-se 68 municípios no Programa ECOXXI 2023 e submeteram a sua candidatura 66 municípios. O Município do Funchal foi o único da Madeira, que recebeu o Galardão.
Nádia Coelho refere que esta distinção “é o reconhecimento do empenho do Município do Funchal no desenvolvimento de ações que levam a um desenvolvimento sustentável, alicerçado na educação para a sustentabilidade e na defesa e proteção da qualidade ambiental”. Sublinhou ainda que, “este resultado reflete todo um trabalho e empenho de uma equipa, e de vários técnicos de vários serviços desta autarquia”, pelo que aproveitou para agradecer toda a “dedicação”.
O resultado da candidatura resume-se num Índice global percentual de políticas de sustentabilidade segundo o referencial ECOXXI.
O Programa ECOXXI 2023 distingue os Municípios Mais Sustentáveis de Portugal, com base numa candidatura voluntária que engloba 21 indicadores, relacionados com as vertentes ambiental, social e económica da sustentabilidade: da qualidade da água à gestão da biodiversidade, energia ou resíduos, passando pela educação ambiental, participação, mobilidade, ordenamento do território, emprego, turismo sustentável e alterações climáticas.
Os indicadores ECOXXI, visam sobretudo traçar um retrato de sustentabilidade de cada município, constituindo-se ainda como uma ferramenta que monitoriza os objetivos da Agenda 2030, bem como a eficácia das políticas, projetos e ações, desenvolvidos anualmente.