No final da reunião de Câmara Municipal do Funchal (CMF), realizada esta quinta-feira, Pedro Calado anunciou que os apoios à educação dados pelo Município este ano já ultrapassam o montante de 2,4 milhões de euros. “Nós aumentamos este ano em 70% os apoios dados à educação”, destacou o presidente da autarquia do Funchal, sublinhando as 2.588 candidaturas a bolsas de estudo, no montante de 1,4 milhões de euros, mais 82% do que foi dado em 2021.
Em relação a vouchers e manuais escolares, o edil adiantou, que foram concedidos apoios no valor de 450 mil euros. “Temos 4.274 famílias que estão a beneficiar destes apoios”, salientou.
Nos apoios ao arrendamento, conforme referiu, foram atribuídos 1,6 milhões de euros a famílias com dificuldades em pagar as rendas, relembrando que este ano houve um aumento de 33% nos apoios.
Aprovado pelo executivo municipal foi a atribuição de um novo benefício fiscal a um jovem casal que adquiriu uma moradia, na freguesia da Sé, num valor inferior a 87 mil euros, na qual irá beneficiar de uma isenção de 4.400 euros em IMT.
“Este é um programa onde nós estamos a atrair jovens casais para virem residir no centro do Funchal”, explicou o presidente da CMF.
Foi também aprovado, por unanimidade, um voto de pesar a José Eduardo Freitas Miranda, funcionário da Câmara que faleceu no passado dia 2 de agosto, num acidente de trabalho.
Por fim, a autarquia do Funchal aprovou dois votos de louvor aos atletas madeirenses, Susana Gomes e Tomás Lacerda, pelas suas mais recentes conquistas.