Candidaturas para alunos de doutoramento alargadas até 17 de fevereiro

A Câmara Municipal do Funchal já efetuou, no mês de dezembro, o pagamento de 600 mil euros referentes à primeira prestação das bolsas do ensino superior, abrangendo 1.332 alunos, dos 2.291 que se candidataram, até ao momento, a este apoio da autarquia. Os restantes 959 alunos (41%), com processo devidamente instruído, receberão as verbas a que têm direito ainda este mês de janeiro, assegura a vereadora com o pelouro da educação, Helena Leal.

“Num ano tão difícil para tantas famílias, esta foi uma das formas do Funchal poder ajudar os seus munícipes, tendo optado por pagar a primeira tranche do apoio num valor mais elevado que nos anos transatos. Um auxílio que vai até aos 500 euros por aluno”, realça Helena Leal.

Bolsas alargadas a doutoramento

O investimento da Câmara Municipal do Funchal com a educação, ao nível do ensino superior, dos seus munícipes, foi alargado no ano transato a cursos técnicos superiores e mestrados não integrados, “reivindicação justa dos alunos que frequentam estes cursos”, refere Helena Leal.

Neste momento, o município alarga este apoio também aos doutoramentos, “completando assim um ciclo de investimento na qualificação da sua população, num momento de grande fragilidade social”, sublinha a vereadora. ~

Com este alargamento, o Município do Funchal é o único Município da Região Autónoma da Madeira a investir na qualificação superior dos seus alunos de forma integral, desde os cursos técnicos superiores até aos doutoramentos, promovendo assim a formação e qualificação da sua população.

“Este é um investimento fundamental na empregabilidade, na melhoria do tecido económico e, consequentemente, na qualidade de vida da população”, sustenta Helena Leal.

Este apoio tem efeitos retroativos ao início do ano letivo 2022/23, estando toda a informação disponível na página do Município, em www.funchal.pt.

Recorde-se que desde o dia 19 de dezembro estão abertas as candidaturas para o apoio às bolsas para alunos de doutoramento. Desta forma, todos os alunos nestas condições poderão efetuar a sua candidatura à bolsa do Município do Funchal, sendo que o prazo, previsto inicialmente até 31 de dezembro de 2022, foi prorrogado até 17 de fevereiro de 2023.