Na abertura da conferência “Emoções Princípios e Valores num Mundo Digital”, a decorrer, durante todo o dia, no Teatro Municipal Baltazar Dias, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, perante os desafios colocados às crianças pelo facto de se viver num cada vez mais mundo digital tecnológico, relembrou o papel muito importante que os pais/encarregados de educação e professores  têm na formação dos mais novos e também para que haja uma «correta utilização» das ferramentas digitais, bem como a necessidade de serem informados das «principais dificuldades» e também perigos, não esquecendo nunca os valores e a partilha/colaboração entre todos.

Como explicou Pedro Calado, vivemos sem convívio direto, mesmo com os que nos são mais chegados, sem um toque, gesto, olhar, sendo certo que estamos a formar os mais jovens para «um mundo muito diferente do nosso», em que, reforçou, «as crianças já começam muito mais cedo» no contacto e uso desta nova realidade.

Deste modo, como concluiu, é importante a transmissão «aos mais jovens» de «desenvolvermos projetos, entre os miúdos» da necessidade de se aprender «a construir» um «mundo, sobretudo com a partilha», contrariando o próprio isolamento que tantas vezes se assiste «no digital».

«Tenhamos isto em mente», afirmou, apontado ainda que deve haver um trabalho de realçar os aspectos positivos do desenvolvimento, sem, contundo, ser esquecida a capacidade existente «de vivermos em partilha, em comunhão, com as pessoas que vivem à nossa volta, sobretudo criando laços de amizade».

A conferência “Emoções Princípios e Valores num Mundo Digital tem por objetivo convidar toda a comunidade educativa a refletir sobre o papel dos valores educacionais com vista à construção de uma sociedade humana, inclusiva e sustentável e, além do presidente da CMF, contou ainda, na abertura, com a presença da vereadora com o pelouro da Educação, Helena Leal.

A manhã está a ser direcionada para a reflexão sobre a temática central da conferência, através das abordagens de Alcina Sousa, da Universidade da Madeira. Segue com as reflexões de Renato Gomes Carvalho, da Ordem dos Psicólogos Portugueses, e de Jacinto Jardim da Universidade Aberta.

Já de tarde, destacar-se-á a perspetiva de professores e alunos participantes no Projeto de Educação e Empreendedorismo promovido pelo Município do Funchal. Primeiro, com uma mesa redonda sob o mote “Contruir Escolas com Valor(es)” com os representantes das escolas: Carla Freitas, da EB1 Dr. Eduardo Brazão de Castro, Maria Filipa Mendonça, da EB1/PE da Pena, Pedro Louro, da EB1/PE Visconde Cacongo, Énia Freitas da EB1/PE de Santo Amaro, e Vânia Silva do Externato Princesa Dona Maria Amélia, com a moderação de Jacinto Jardim.

Refira-se ainda a participação de 200 crianças, com idades entre os três e os dez anos, de escolas do Município do Funchal, no encerramento.