Autarquia voltou a ser galardoada este ano pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), devido às suas práticas ambientais de excelência.

A Câmara Municipal do Funchal voltou a ser galardoada este ano pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), devido às suas práticas ambientais de excelência.

É a sexta vez consecutiva que a Autarquia recebe a Bandeira Verde ECOXXI, um reconhecimento que é atribuído com base na monitorização de valores relacionados com a educação ambiental e para a sustentabilidade, a qualidade do ar e da água, o ordenamento do território, o ruído, a gestão dos resíduos, a mobilidade sustentável, a eficiência energética, a limpeza e os espaços públicos, entre outros, num total de 21 indicadores avaliados, que fazem do Funchal uma cidade exemplar neste domínio.

A Vice-Presidente Idalina Perestrelo participou na cerimónia de divulgação dos resultados finais do ECOXXI 2020, que este ano decorreu online e que consagra o melhor resultado de sempre do Município do Funchal.

A Vereadora, que tutela o pelouro do Ambiente no Funchal, gere este processo desde o início e destaca a “notável evolução da cidade ao longo dos últimos seis anos” o que “retrata bem a aposta e o compromisso do atual Executivo para com a sustentabilidade ambiental, um dos pilares da nossa governação”.

“Em 2015, quando nos candidatámos pela primeira vez a este galardão, procurando cumprir as exigências da ABAE nos muitos indicadores estabelecidos, recebemos a nossa primeira Bandeira Verde ECO XXI com um resultado de 63,9%. Fomos evoluindo anualmente e, em 2020, o resultado ascende, por sua vez, a 80,5%, o nosso melhor de sempre, e que traduz igualmente o empenho dos serviços da Câmara Municipal do Funchal e dos nossos colaboradores das diversas áreas, rumo a este fim”, explica a Vice-Presidente da Câmara Municipal do Funchal.

A ABAE faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), onde estão agrupadas entidades internacionais que promovem atividades de Educação Ambiental para a Sustentabilidade em mais de 60 países.

Idalina Perestrelo sublinha este “reconhecimento sucessivo por parte de uma Organização não Governamental de Ambiente, respeitada nacional e internacionalmente” e reitera que “a edilidade mantém-se empenhada em continuar a trabalhar por uma cidade com cada vez mais qualidade de vida para todos os munícipes e para todos aqueles que nos visitam, sendo que distinções como esta ampliam a aposta feita a nível da sustentabilidade ambiental pelo atual Executivo, sendo este claramente um dos desafios da década para o Funchal, como tem vindo a afirmar o Presidente da Câmara, Miguel Silva Gouveia.”

Fonte: https://www.funchal.pt/