Na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos – 2022 a Câmara Municipal do Funchal inaugurou ontem dois compostores comunitários nos Conjuntos Habitacionais do Hospital e dos Viveiros.

O compostor do Conjunto Habitacional do Hospital irá servir um total de 80 moradores – 40 habitações enquanto que o dos Viveiros será utilizado por 30 famílias num total de 65 moradores.

A Compostagem Comunitária no Conjunto Habitacional do Hospital resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal do Funchal, a Investimentos Habitacionais da Madeira, a Junta de Freguesia de S. Pedro e o Centro Luís de Camões.
A Compostagem Comunitária no Conjunto Habitacional dos Viveiros conta com a colaboração da Sociohabitafunchal.

Com estes dois novos equipamentos o Município do Funchal disponibiliza um total de seis Compostores Comunitários, nos Conjuntos Habitacionais da Quinta Falcão I e IV, Santo Amaro, Ribeira Grande, Hospital e Viveiros, que servem 195 famílias, cerca de 532 moradores.

O modelo proposto de compostagem comunitária é baseado nas boas práticas de gestão de resíduos sólidos e vai de encontro à recomendação da Comissão Europeia para que os Estados Membros, até 31 de dezembro de 2023, separem ou reciclem na fonte os biorresíduos.