Assinalou-se hoje o 16º aniversário da Universidade Sénior do Funchal. O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado e a vereadora Helena Leal, estiverem presentes na celebração, que decorreu nas instalações desta instituição.
Relembre-se que foi com o “Curso Livre de Iniciação em Estudos Sócio Culturais: Portugal no Mundo”, que a USF teve início a 16 de maio.
Este “Curso Livre de Iniciação em Estudos Sócio Culturais: Portugal no Mundo” foi resultado de muitas reuniões de trabalho entre as duas instituições, abrangendo as áreas relacionadas com as nossas raízes. A filosofia deste tipo de “universidades” surgiu em França, tendo por base o ensino e o convívio salutar entre gerações.
Esta foi a primeira Universidade Sénior da Região Autónoma da Madeira tendo, como objetivo, permitir às pessoas em idade de reforma ou com mais de 50 anos de idade, o acesso à continuidade de poder adquirir e rever conhecimentos através da “Universidade Sénior do Funchal”.
Neste sentido, a Câmara Municipal do Funchal teve e tem por objetivo proporcionar às pessoas um ensino diferente, tendo em conta a aposta na formação ao longo da vida e proporcionar um espaço de valorização das pessoas idosas e do seu papel na sociedade, sendo ministrado em regime não formal, sem fins de atribuição de grau académico e no contexto de formação ao longo da vida.
Refira-se ainda que a USF é membro ativo da RUTIS (Rede de Universidades da Terceira Idade) como membro nº 140 desde 13 de novembro de 2009 e que, desde 2017, a Universidade Sénior do Funchal – C.M.F., tem um espaço próprio, na antiga Escola da Azinhaga da Nazaré, na Azinhaga de São Martinho.