O projeto Funchal, Cidade Educadora assenta na assunção de que a cidade é “um agente educativo permanente, plural e poliédrico” (Carta das Cidades Educadoras), isto é, que defende a pluridimensionalidade e universalidade da educação, promovendo, no seu quotidiano em todas as vertentes da política municipal, uma educação ao longo da vida, para todas e todos e com todas e todos, nas mais diferentes esferas.
De facto, o histórico do desenvolvimento de diversos projetos municipais no âmbito da educação não formal e informal, a existência de uma oferta educativa muito diversificada no concelho proposta por inúmeros agentes e o sucesso de projetos que conjugam as sinergias públicas e privadas com vista à formação, promoção e desenvolvimento de todos os seus habitantes conferem ao Funchal os alicerces para construir um “projeto educativo integral em que devem participar a escola com a família, instituições locais e associações como principais agentes educativos, juntamente com a estrutura produtiva pública e privada” (Caballo Villar).
Assim, o Projeto Educativo Municipal pretende ser um instrumento sistematizador desta construção plural e permanente, que deve ter como base o desenvolvimento da comunidade e como princípio a educação.