1284 voluntários ajudam a limpar o Funchal

A Câmara Municipal do Funchal associou-se, uma vez mais, à campanha mundial “Clean Up the World”, inserida no programa de Ambiente das Nações Unidas que se realiza hoje 03 de Outubro de 2022.

Desde 2007 o Funchal tem participado ativamente nestas campanhas anuais que envolvem conjuntamente diversos serviços da CMF, dos quais destacamos o Departamento de Ambiente e o Departamento de Educação e Qualidade de Vida na campanha intitulada “Clean Up The World – Limpar o Funchal do mar à serra”.

Esta iniciativa conta com o contributo ativo dos voluntários de várias entidades públicas e privadas sem o qual não seria possível atingir o fim a que a CMF se propõe.

“Pensar Globalmente, Agir Localmente” é o lema da campanha e retrata bem os seus objetivos que são: o de sensibilizar para a limpeza e conservação do meio ambiente, socorrendo-se para isso da ação voluntária de pessoas dispostas a colaborar na recolha de lixo de zonas públicas.

Os trabalhos limpeza e de sensibilização iniciaram-se a partir das 9 horas de hoje, 3 de Outubro e os voluntários dividiram-se por vários palcos de ação dos quais podemos destacar: leitos de ribeiras, áreas exteriores e logradouros dos conjuntos habitacionais camarários, praias e escolas e áreas públicas.

Esta campanha tem uma forte componente pedagógica, dando continuidade às múltiplas ações de educação ambiental que a autarquia tem vindo a desenvolver. Respondendo ao apelo da CMF, participaram, na campanha, as escolas: Escola Básica do 1º ciclo com Pré-Escolar do Monte, Escola Básica do 1º ciclo com Pré-Escolar do Areeiro e Lombada, Escola Profissional Atlântico, Escola Básica do 1º ciclo com Pré-Escolar Visconde Cacongo, Escola Básica do 1º ciclo com Pré-Escolar da Ajuda, Escola Básica do 1º ciclo com Pré-Escolar e Creche dos Louros, Escola Básica do 1º ciclo com Pré-Escolar do Boliqueime, Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, Colégio da Rochinha, Escola Profissional Cristóvão Colombo, Instituto para a Qualificação IP-RAM – Centro de Formação Profissional da Madeira, Infantário Semi-Internato de Santa Clara, Escola Básica do 1º ciclo com Pré-Escolar com Creche de Santo Amaro, Externato São João, Escola Maria Eugénia Canavial, Escola da APEL, Escola Básica com Pré- escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro, Escola Básica do 1º ciclo com Pré-Escolar do Ribeiro Domingos Dias, Externato Apresentação de Maria, Escola Secundária Jaime Moniz, Escola Básica do 1º ciclo com Pré-Escolar de Santo António e Curral das Freiras, Infantário da Fundação Santa Luísa de Marillac, Colégio dos Salesianos, Escola Profissional Francisco Fernandes, Escola Básica do 1º ciclo com Pré-Escolar dos Ilhéus, Escola Básica do 1º ciclo com Pré-Escolar da Cruz de Carvalho. Todos estes estabelecimentos de ensino atuarão na sua respetiva área circundante, num total de 824 crianças/adolescentes e 111 adultos.

Destaque-se ainda a participação das Juntas de Freguesia do Monte, de São Pedro, de São Roque, do Imaculado Coração de Maria, de São Martinho, de Santo António, a Guarda Nacional Republicana (GNR) – Posto de Proteção e Socorro da Madeira (PPSMadeira), da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), o Exército (Regimento de Guarnição n.º 3), a Policia de Segurança Pública (PSP) – Policiamento Proximidade Funchal, os Bombeiros Voluntários Madeirenses (BVM), os Bombeiros Sapadores do Funchal (BSF), o Parque Ecológico do Funchal, a FrenteMar Funchal, o Ginásio de São Martinho, o Ginásio de Santo António, o Ginásio da Barreirinha, o Centro Comunitário do Funchal, a Associação de Desenvolvimento de Santo António (ASA), bem como os moradores dos conjuntos habitacionais, da Sociohabita Funchal, da Câmara Municipal do Funchal (Santo Amaro – Centro Musica@arte, Pico dos Barcelos, Galeão e Quinta Falcão).

Sumariamente, a campanha deste ano conta com um total de 1284 voluntários (460 adultos e 824 crianças/adolescentes). Paralelamente a este grupo participam também os colaboradores do Departamento de Ambiente com uma ação de limpeza em três ribeiros.