CANDIDATURAS DECORREM ATÉ 12 DE JANEIRO
Desde Outubro já deram entrada, na Câmara Municipal do Funchal, 1766 candidaturas para a Bolsa a Estudantes do Ensino Superior. Refira-se que o novo Regulamento de Acesso a Bolsas a Estudantes do Ensino Superior foi aprovado, em Assembleia Municipal, no final de Setembro, e que aumentou os valores deste apoio da autarquia, sendo que o valor máximo passou para 1.100 euros, havendo, nalguns casos, uma majoração de 10%.
Na próxima Reunião de Câmara, será aprovado o apoio a 781 estudantes, cujas candidaturas se encontram corretamente instruída. Estes apoios totalizam um investimento de 713.025,00€.
A vereadora Helena Leal relembra que «as candidaturas para as Bolsas do Ensino Superior decorrerem até 12 de janeiro de 2024, em formato exclusivamente online», adiantando que «toda a informação se encontra disponibilizada em https://www.funchal.pt/apoios-sociais/educacao/bolsas-de-estudo».
A autarca lembra ainda que, neste mandato, 2021-25, «pela primeira vez e de forma única, na Região, a autarquia investiu, de forma integral, na qualificação superior dos alunos», já que, destaca, «os apoios vão desde os cursos técnicos superiores até aos doutoramentos», no que é um «importante contributo municipal para os orçamentos familiares».
«O reforco que foi feito neste tipo de apoio constitui uma ajuda essencial para o equilíbrio financeiro de muitas famílias do nosso município, sendo que este executivo não só passou a apoiar mais quem precisa, como também quisemos chegar à classe média, e ainda com um apoio suplementar aos estudantes deslocados, que passam a poder acumular as bolsas da CMF com as do Governo Regional», sintetiza.
Aliás, Helena Leal aponta que, no ano lectivo de 2022/23 a CMF atribuiu 2358 bolsas, o que representou um «investimento superior a um milhão e 400 mil euros», salientando que o Orçamento Municipal para 2024 traz um substancial reforço nos apoios municipais para a educação, na ordem de alguns milhões de euros (um milhão e 800 mil em 2021 para cinco milhões e 300 mil euros, em 2024, incluindo o apoio para transportes gratuitos até 23 anos).
Note-se que a CMF, neste ano lectivo de 2023/24, implementou um novo apoio para o ensino superior, que se destina a alunos que demonstrem um aproveitamento escolar de mérito, valorizando o percurso académico do aluno e também características individuais que vão além do seu desempenho cognitivo».São 15 bolsas para este fim, no valor de 2.000 euros cada.