As escolas do Funchal estão a dar um exemplo notável em prol do Ambiente! Em mais uma demonstração do seu compromisso com um futuro mais verde, diversas escolas do concelho foram distinguidas a nível nacional em desafios e concursos dedicados à temático do Ambiente.

A EB1/PE do Boliqueime conquistou 2 primeiros lugares com os projetos sobre Alimentação saudável e sustentável com os trabalhos “Brigada da cantina” e “Jogo da dieta mediterrânica” e uma menção honrosa com o projeto o “Painel dos alimentos”. Além disso recebeu um outro primeiro prémio com o projeto “Brigada Verde” e uma menção honrosa com uma história coletiva “Resíduos, Energia do Futuro – Uma gota de água, uma gota de óleo”.

 

O Infantário do Livramento foi premiado com o projeto “Natal Amarelo”, pela criatividade e pela promoção da sustentabilidade através da reutilização de materiais.

 

A Escola Básica Bartolomeu Perestrelo foi reconhecida com uma menção honrosa pela sua participação no projeto “O Mar Começa Aqui”, que visa a preservação dos oceanos.

 

A EB 2, 3 Dr. Horácio Bento de Gouveia conquistou o 1.º lugar (ex-aequo) no projeto sobre a biodiversidade “Muros com Vida”. Além disso, foi premiada no concurso Hortas Bio das Eco-escolas.

 

A EB 2,3 e Secundária Gonçalves Zarco foi premiada com o trabalho sobre os recursos naturais “Rota Postal de Biodiversidade.

 

A Escola Secundária Jaime Moniz obteve três primeiros lugares com os projetos “Receitas Sustentáveis têm tradição”, “O ar que eu respiro”, e “Muros com Vida” (ex-aequo). Foi premiada na Prova nacional Eco-cozinheiros com Eco-ementas mediterrânicas e ainda recebeu uma menção honrosa no desafio de ilustração “Ecocasa”.

 

O Programa educativo internacional Eco-Escolas é desenvolvido em Portugal pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação. O   Município do Funchal, parceiro deste programa desde 2003, através da Unidade de Sensibilização Ambiental apoia e incentiva a implementação deste programa junto das Escolas inscritas.

Muitos parabéns às escolas premiadas e a todos os estabelecimentos de ensino que aceitaram estes Desafios!