
- Este evento já decorreu.
Navegação do Evento

Apresentação do livro “Pensar é estar doente dos olhos”
14 Novembro, 2020 @ 17:00 - 18:00
Apresentação do livro “Pensar é estar doente dos olhos” com Samuel Jarimba e Filipe Olival
“O modo prático de lidar com as coisas, o modo de falar, velhas memórias. Não só a forma das coisas mas também o modo de as fazer e de as viver. Não só de objetos se fazem cidades. Tradições, memórias”.
O livro, PENSAR É ESTAR DOENTE DOS OLHOS, nasce de uma colaboração entre Samuela Jarimba, arquiteto e responsável pela dimensão visual da obra e premissa inicial, e Filipe Olival, eterno estudante de antropologia, tradutor e autor do enredo e das falas, amigos de infância, nascidos em Machico, em 1993.
A obra surge como resposta ao que os autores entendem ser como o excesso de informação com o qual somos confrontados diariamente, enfraquecendo e banalizando as vozes dissidentes. Recriam uma sociedade em que o acesso a ideias alternativas é feito através de meios ilícitos: através de livros.
Trazer para o universo da literatura gráfica uma história baseada em pessoas normais, com as quais os autores se cruzaram durante a sua infância, e não em seres sobrenaturais, foi a estratégia para dar a conhecer ao leitor espaços, tempos, símbolos e narrativas que constituem a sua matriz societal.
A inspiração que a cidade de onde são naturais – Machico – impõem na obra é notória quer ao nível gráfico – arquitetura, flora, fauna, topografia – quer ao nível linguístico, através de expressões típicas e de regionalismos.