No âmbito da política Desportiva e Juvenil do Município do Funchal, a autarquia promove um ciclo de Atividades de Animação Sociocultural, dirigido à população jovem, a realizar-se no Dia Internacional da Juventude, celebrado a 12 de agosto (próximo sábado, portanto).
As atividades desenrolar-se-ão, nos Jardins do Lido, das 08:00 às 12:00 e das 16:00 às 22:00.
Esta comemoração do “Dia Internacional da Juventude”, permite, junto dos jovens, trabalhar várias temáticas junto deles, ligadas a experiências lúdicas, radicais e formativas. Ou seja, experienciar hábitos de vida saudáveis e sustentáveis e de forma gratuita e com a participação das Associações Juvenis do Município do Funchal.
O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, pretende com esta iniciativa “alertar os Jovens para dizerem não ao consumo drogas”, praticarem desporto e serem portadores desta mensagem, com o envolvimento dos amigos e familiares, até porque este assunto é algo que genuinamente preocupa a edilidade.
Este é um dos cinco eixos de ação do PMJ – Plano Municipal de Juventude, inserido numa das suas fases, a de “Vive a Cidade”, contando com a participação das Associações Juvenis do Município do Funchal, nomeadamente o Agrupamento 1347 Corpo Nacional de Escutas (Álamos); Associação Juvenil de Medicina da Madeira (AJEMed); Associação Jovens Madeirenses Conectados; Jovens do Bloco de Esquerda; Associação Reinventa; Associação Womaniza-te e ainda outra, a Associação de Barmen da Madeira.
É esta uma forma de promover o Plano Municipal da Juventude, por entre os seus objetivos, os 7 FunGOALS neles expressos, como a Melhoria da Qualidade de Vida dos Jovens Munícipes, o desenvolvimento de uma Cidadania Ativa e Participativa, a Cultura e Lazer para todos, como a aposta na máxima de Cidade Verde e Sustentável, através da utilização dos seus Espaços Verdes, de convívio e lazer.
O “Dia Internacional da Juventude” é um evento, através do qual, são proporcionadas diversas experiências.
Na parte da manhã contamos com o Ioga e orientação. Na parte da tarde temos o Workshop e Prova “Cocktails Sem Álcool” com a Associação Barmen da Madeira (das 16:30 às 17:30) e a presença da UCAD – Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, da Direção Regional da Saúde. Contam-se ainda com as atividades como a Parede de escalada insuflável; Peteca e Voleibol; Bumper balls em campo insuflável; slide/tirolesa; Slack lines; Bubblefootball; Sunset com DJ e Festa de espuma e cor.
Esta atividade enquadra-se no Plano Municipal de Juventude, por entre os seus objetivos, os 7 FunGOALS neles expressos, como a Melhoria da Qualidade de Vida dos Jovens Munícipes, o desenvolvimento de uma Cidadania Ativa e Participativa, a Cultura e Lazer para todos, como também a aposta na máxima de Cidade Verde e Sustentável, uma vez que promove a utilização dos seus Espaços Verdes Municipais, de convívio e lazer, descentralizando também o Evento.
Com esta iniciativa, a CMF pretende, pois, a valorização da atividade física, criando mais oportunidades neste âmbito para a juventude.