Ana Bracamonte garante que o “Município do Funchal tem um compromisso com a construção de uma cidade verdadeiramente inclusiva onde “a diferença seja vista como riqueza e não como obstáculo.”
Decorreu esta manhã, na Sala da Assembleia Municipal do Funchal, o início da Formação “Diálogo Intercultural”, promovida em parceria com a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), no âmbito da Semana da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, presentemente a decorrer.
A sessão formativa teve início às 9h30 e prolongar-se-á durante o dia de hoje.
Na ocasião, a vereadora Ana Bracamonte, com o pelouro da Diáspora e Migrações, começou por sublinhar a importância da iniciativa enquanto uma ação concreta para a defesa de uma sociedade plural, coesa e justa.
“Formações como esta são ferramentas de mudança, são espaços onde podemos desconstruir preconceitos, reconhecer enviesamentos e assumir, com lucidez, que não há diálogo intercultural possível sem um combate firme à exclusão, à segregação e à desigualdade.”
Além disso, a vereadora salientou a atual conjuntura de desafios sociais e políticos, sublinhando que “num tempo em que o ruído dos discursos populistas e xenófobos se faz ouvir cada vez mais alto, é urgente reforçar as vozes que promovem a escuta, a empatia e a convivência”.
Alertou ainda que a inclusão não se concretiza “apenas com celebrações culturais ou slogans simbólicos.
Requer prática educativa, intervenção institucional e formação contínua dos profissionais que operam no terreno.”
“É por isso que acolher esta formação da AIMA é, para nós, um reforço da nossa missão enquanto autarquia”, destacou a autarca reconhecendo que este tipo de iniciativa constitui um contributo fundamental para a construção do paradigma da interculturalidade, enquanto ferramentas adequadas ao incentivo de um espírito crítico e fomento de consciência intercultural, através de espaços de debate, com práticas pedagógicas criativas e através do compromisso dos atores públicos e privados.
Note-se que a formação será dinamizada pela professora Ana Paixão, formadora da Bolsa de Formadores/as Externos/as da Agência para a Integração, Migrações e Asilo e ainda Fundadora e Presidente da Direção da Questão de Igualdade- Associação para a Inovação Social.
Por fim, vereadora concluiu a sua intervenção com um apelo à ação e ao compromisso coletivo:
“O vosso papel é fundamental. A vossa escuta atenta, a vossa reflexão crítica e o vosso compromisso profissional fazem parte da resposta coletiva que queremos dar.