O Museu de História Natural do Funchal (MHNF) celebra 90 anos. Fundado em 1929, abre portas ao público, 4 anos após a sua aquisição, pela Câmara Municipal do Funchal. É a partir dessa data, 1933, que o Palácio de São Pedro, um dos mais nobres e belos edifícios dos finais do século XVII existentes na cidade, passa a instituição de caráter científico e cultural, que proporciona, a todos os que o visitam, de uma forma muito simples, o conhecimento da fauna, flora e geologia do Arquipélago da Madeira.

Para as comemorações dos seus 90 anos, o MHNF tem programadas uma série de atividades, que irão decorrer entre a data do seu aniversário, 11 de outubro, até ao final do corrente ano, estando ainda previstas algumas outras no decorrer de 2024.

As celebrações têm início com um Concerto de comemoração dos 90 anos do Museu de História Natural do Funchal, uma parceria com o Conservatório de Música da Madeira. Seguindo-se a criação de 4 painéis de imagens (fotografias), assinalando vários momentos importantes, ao longo dos seus 90 anos de existência, assim bem como a implementação do novo site do MHNF e a realização de várias palestras, nas quais será destacada a sua contribuição para o conhecimento científico da fauna, flora e geologia do Arquipélago da Madeira.

Atualmente as coleções de referência do Museu, contabilizam mais de 60 registos, o que representa cerca de 200.000 espécimes oriundos do arquipélago da Madeira, em particular, e da Macaronésia, em geral. Um espólio museológico avaliado em cerca de 5 Milhões de euros, o que por si só traduz a inegável importância destes exemplares e o impacto que os mesmos têm ao nível da comunidade científica mundial. Para tal, o Museu de História Natural do Funchal conta com um quadro próprio de conservadores, que mantêm uma atividade científica de relevo no contexto da Macaronésia.

O resultado desse trabalho pode ser acompanhado, entre outras, em publicações de carácter científico, sendo que são editadas sob a chancela do MHNF duas publicações, ambas com uma ampla distribuição mundial, nomeadamente: o Boletim do Museu de História Natural do Funchal e a Bocagiana.

O MHNF possui uma Biblioteca Científica, importante suporte técnico-científico, sobretudo para estudantes e investigadores da fauna, flora e geologia do Arquipélago da Madeira.

Com um vasto programa científico e cultural, o Museu de História Natural do Funchal tem as portas abertas a toda a comunidade em geral. Muito embora faça parte do projeto educativo da Câmara Municipal do Funchal, o MHNF estende as suas vastas atividades educativas a todas as escolas da região, com intervenção em 18 temáticas diferentes, no âmbito das atividades didáticas, e 16 outras ao nível de palestras.

Este ano, o Museu de História Natural do Funchal acolheu uma grande exposição inovadora, a Waterline. Trata-se de uma exposição temporária, da autoria de Gonçalo Gomes, que foi preparada para ficar patente ao público até à reabertura do Aquário. A Waterline é uma viagem extraordinária ao mundo subaquático das ilhas da Madeira, onde a beleza de cada espécie está ao virar da esquina. Esta exposição reúne as novas tecnologias com uma série de imagens de vídeo e fotográficas, que nos permite, a partir de um banco de uma das salas do MHNF, contemplar um espetáculo inédito e exclusivo da biodiversidade marinha do arquipélago da Madeira.

Com esta exposição, o executivo da Câmara Municipal do Funchal pretende reforçar o seu compromisso para com a população, na defesa para a conservação e preservação dos ecossistemas marinhos, dos quais depende a vida na Terra. Num mundo onde cada vez mais falamos nos danos causados pela poluição, pela destruição do habitat e na sucessiva degradação dos ecossistemas, é urgente mostrar o que poderemos estar a perder. Através desta exposição inédita no MHNF, também é cumprida a missão pelo qual foi criado, há 90 anos, pela Câmara Municipal do Funchal, a da divulgação da vida marinha e a sensibilização para a importância da conservação dos oceanos. O investimento realizado pelo município na referida exposição foi de 80.000,00€.

O Museu de História Natural do Funchal foi alvo de uma remodelação entre 2019 e 2021, com uma intervenção ao nível das infraestruturas, acessibilidades, laboratórios e auditório. Para os próximos dois anos, estará planeada a 2ª fase da intervenção, com a reabilitação da exposição do Museu e do próprio Aquário. Obras estas, estimadas em cerca de 3M€.