Na abertura do I Fórum do Pão, que decorre no Centro Cultural e de Investigação do Funchal, iniciativa integrada na Estratégia Alimentar do Funchal, a presidente da Câmara Municipal do Funchal sublinhou a aposta do atual executivo Municipal na promoção de uma alimentação saudável e de desenvolvimento sustentável, reforçando a vertente de inclusão, de educação, de valorização social, da capacitação da população em situação de vulnerabilidade social, da própria saúde e da habitação social.

Cristina Pedra defende um trabalho em rede, fundamental, para um resultado positivo. “O desafio é uma Estratégia Alimentar saudável, sustentável e inclusiva”, frisou.

A edil aproveitou a oportunidade para também destacar a aposta do Município do Funchal na área social. Apontou o reforço financeiro, desde outubro de 2021, de 6 milhões de euros nos apoios sociais, representando um aumento de 150%, e de 5,3 milhões para a Educação, o equivalente a 200% do Orçamento Municipal.

A presidente da autarquia do Funchal assinalou que foi necessário mudar regulamentos para que os apoios chegassem a mais pessoas. Neste âmbito, disse que até a atual equipa entrar e tomar posse na Câmara, “a classe média era muito ignorada”. “Desde então, o Município tem vindo a dar atenção a este grupo”, garantiu.

A finalizar, a autarca deixou um desafio: “Contamos com a vossa ajuda para trabalhar com as pessoas e não no gabinete. Não somos pessoas de gabinete”.

Após a sessão de abertura, na qual participou a vereadora Helena Leal e demais entidades, seguiu-se o Life Cooking e Palestra com o Chef Otávio Freitas, vencedor do Prémio Nacional de Turismo Gastronómico 2023 e galardoado com a Estrela Michelin.

O I Fórum do Pão decorre durante três dias, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal. Esta é uma iniciativa que decorre no âmbito da Estratégia Alimentar do Funchal, a SEMEAR, promovida pela Divisão de Educação.

No segundo dia, quarta-feira, dia 6, decorrerá a palestra “Do cereal ao pão” com a nutricionista Nádia Brazão, socia-fundadora do espaço de saúde e mercearia Plano D, entidade parceira do projeto Food Trails.

Teresa Vivas, parceira da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, na coordenação do projeto ‘Mais Madeira à Mesa’ dinamizará a palesta, na quinta-feira, dia 7, “A recolha dos pães madeirenses por Mais Madeira à Mesa”.

O I Fórum do Pão surge no âmbito do projeto europeu Food Trails, integra a SEMEAR – Estratégia Alimentar Saudável, Sustentável e Inclusiva do Funchal e é comemorativa do Dia Mundial do Cereal, assinalado a 7 de março.