A vereadora Helena Leal esteve presente nas actividades celebrativas do Dia Mundial das Leguminosas, promovidas pelo Departamento de Educação da Câmara Municipal do Funchal e que decorreram no Polo de Leitura da Penteada.

Nesta iniciativa, as alunas e alunos do Colégio Infante D. Henrique foram sensibilizadas para os benefícios nutricionais, sociais, ambientais e económicos destes alimentos, essenciais ao futuro da agricultura e da alimentação.

Entre outras curiosidades, num jogo para solidificação de conhecimentos tiveram a oportunidade de realizar uma degustação desmistificando o mito em torno das leguminosas.

Refira-se que a Câmara Municipal do Funchal está a assinalar o Dia Mundial das Leguminosas com atividades educativas dirigidas aos alunos do 1º ciclo do ensino básico, hoje, amanhã e depois, para o público em geral a 11 de fevereiro, com uma atividade de showcooking e degustação.

As leguminosas são um excelente alimento, quer em termos nutricionais, quer em termos de sustentabilidade agrícola e ambiental. Desempenham um papel importante na garantia da segurança alimentar mundial, nomeadamente no combate à fome, e mobilizam nutrientes, melhorando a qualidade dos solos.

Entre as muitas vantagens, salienta-se um período de armazenamento longo, a isenção natural de glúten, o papel na melhoria da qualidade do solo, a baixa pegada ecológica, o baixo teor de gordura e sódio e uma ótima composição de aminoácidos, fazendo com que sejam uma boa substituição à proteína animal.

São um grupo de alimentos muito rico e completo do ponto de vista nutricional, proporcionando muitos benefícios para a saúde dos consumidores.

Saiba mais sobre o projeto Food Trails aqui.