Decorreu, hoje, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal e com casa cheia, a apresentação da 50ª edição da Feira do Livro, que arranca na sexta, 01 de Março, encerrado no domingo, 10, num investimento municipal de 150 mil euros.

Ou seja: são dez dias de intensa programação cultural, com 4 instalações no espaço público, 3 animações de rua, 10 lançamentos de livros com o apoio da CMF, uma exposição, 13 concertos, 8 espetáculos, 2 sessões de cinema, 41 sessão de autógrafos, 12 apresentações de livros, 2 conversas, 1 momento de spoken word, como explicou a presidente da autarquia, Cristina Pedra, que relembrou ainda que a quinquagésima edição envolve 152 artistas, autores, atores e músicos para esta vasta programação.

Cristina Pedra sublinhou a importância e prioridade da cultura para a presidência da CMF, daí o pelouro da cultura, que classifica de «alimento da alma», estar com a presidente da autarquia, garantindo ainda que, no próximo ano, o Orçamento Municipal vai reforçar as verbas para a cultura.

Refira-se que este ano são 6,5 milhões de euros o que representa já 4,6% do Orçamento Municipal.

Dado a Feira do Livro do Funchal cumprir este ano as suas 50 edições, foi preparado um programa especial que celebra o futuro e também a história da Feira, homenageando os vários autores, dinamizadores e organizadores da Feira.

O destaque será dado a «Maria Aurora, Ana Teresa Pereira, José António Gonçalves e Maria Mendonça», afirmou a autarca, acrescentando que incluirá ainda «as Comemorações do Dia Internacional da Mulher, pelo que também foi preparada uma programação especifica para esse dia como o lançamento do livro “A Cabeça Muda” de Claúdia Lucas Chéu, no âmbito da Coleção Baltazar Dias, o lançamento do livro “Violências e Violências de Género: prevenção Primária com Crianças do Jardim de Infância e 1º Ciclo” com Margarida Pacheco, José Botelho e Joana Martins, um momento de spoken word onde as poetas Carolina Rodrigues, Genesis Garcia e Alice Neto de Sousa irão dizer de poemas de autoras portuguesas; o espetáculo “Linha” de Diana Duarte e Luís Daio no Teatro Municipal Baltazar Dias e concerto New Classic “A minha história é outra e começa agora” com Mariana Camacho e Madalena Caldeira».

Registe-se a presença de 10 representantes de livros de artista, livros de autor e edições independentes que estarão no foyer do TMBD (mais dois que o ano passado), bem como 26 livreiros, editores, editores presentes na Feira do Livro, com a presença de estreias como a Estimei Loja e Atelier, Livro Lido e Edições Mundo Latino.

A Feira do Livro vai contar com a presença de nomes sonantes no panorama regional e nacional. Teremos a presença de Valter Hugo Mãe, Paulo de Carvalho, Tiago Nacarato, os Napa, Elisa, Ana Cristina Pereira, Ana Daniela Soares, Francisco Camacho, Marcela Costa, Teresa Nascimento, Francisco Fernandes, Rafaela Rodrigues, Pedro Chagas Freitas, Cláudia Lucas Chéu, Catarina Furtado, Pedro Seromenho, Alice Neto de Sousa (uma estreia na Madeira), Ondjaki (que irá lançar um livro inédito na Feira do Livro) e Carlos Alberto Moniz.

Destaque ainda para os lançamentos do livro no âmbito do Prémio Literário da Cidade do Funchal – Edmundo de Bettencourt. É um dos compromissos da CMF, apoiar a criação literária, sendo que é compromisso aumentar o valor do prémio já na próxima edição dos 3.000 euros para os 5.000 euros. Além, do apoio financeiro, a CMF compromete-se com a edição do livro. Teremos do livro “Antes que a Cidade Morra” de Deodato Rodrigues que teve uma menção honrosa do Prémio, e o livro “As desventurosas aventuras de Apollinaire, o Gato Filósofo” da autora brasileira Nicole Collet que foi a obra vencedora do Prémio Literário e que mostra a internacionalização do Prémio.