A Câmara Municipal do Funchal associa-se uma vez mais à campanha mundial “Clean Up the World”, inserida no programa de Ambiente das Nações Unidas que se realiza hoje 20 de outubro de 2022.

Desde 2007 que o Funchal tem participado ativamente nestas campanhas anuais que envolvem conjuntamente diversos serviços da CMF, dos quais se destacam o Departamento de Ambiente e o Departamento de Educação e Qualidade de Vida na campanha intitulada “Clean Up The World – Limpar o Funchal do mar à serra”.

Esta iniciativa conta com o contributo ativo dos voluntários de várias entidades públicas e privadas sem o qual não seria possível atingir o fim a que a CMF se propõe.

“Pensar Globalmente, Agir Localmente” é o lema da campanha e retrata bem os seus objetivos que são: o de sensibilizar para a limpeza e conservação do meio ambiente, socorrendo-se para isso da ação voluntária de pessoas dispostas a colaborar na recolha de lixo de zonas públicas.

Os trabalhos limpeza e de sensibilização iniciaram-se partir das 09:00 horas de 20 de outubro e os voluntários dividiram-se por vários palcos de ação dos quais podemos destacar: leitos de ribeiras, áreas exteriores e logradouros dos conjuntos habitacionais camarários, praias e escolas e áreas públicas.

Esta campanha tem uma forte componente pedagógica, dando continuidade às múltiplas ações de educação ambiental que a autarquia tem vindo a desenvolver. Respondendo ao apelo da CMF, vão participar na campanha as escolas: EB1/PE do Areeiro e Lombada, Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira, Escola Secundária de Francisco Franco, EB1/PE do Monte, Fundação Cecília Zino, EB1/PE e Creche dos Louros, Escola Profissional Atlântico, EB1/PE e Creche da Nazaré, EB1/PE do Boliqueime, Colégio da Rochinha, EB/PE de Santo António e Curral das Freiras, Serviço Técnico de Educação Especial, Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, Escola da APEL, EB1/PE Visconde Cacongo, EB1 PE da Ladeira, Eb123 PE Bartolomeu Perestrelo, O.A.A.S.S. – Olho-te Associação Artística de Solidariedade Social, Escola Profissional Cristóvão Colombo, Jardim-Escola João de Deus Funchal, Escola Secundária Jaime Moniz, Externato Princesa Dona Maria Amélia, Instituto para a Qualificação, IP-RAM, Centro de Formação Profissional da Madeira, Escola Maria Eugénia de Canavial, Externato da Apresentação de Maria, Externato São João, Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia, EB /PE Dr. Eduardo Brazão de Castro, Infantário Semi-Internato de Santa Clara, EB1/PE dos Ilhéus, Centro de Inclusão Social da Madeira. Todos estes estabelecimentos de ensino atuarão na sua respetiva área circundante, num total de 852 crianças/adolescentes e 169 adultos.

Irão intervir ainda de uma forma ativa o Comando Territorial da Madeira da GNR, a Frente Mar Funchal, o Madfitness, a Remax, o Grupo Amigos do Mergulho, o Centro de mergulho Splash & Dive, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Madeirenses, a Polícia de Segurança Pública, o Parque Ecológico do Funchal, os Bombeiros Sapadores do Funchal, o Ginásio da Barreirinha, o Ginásio de Santo António, o Ginásio de São Martinho, o Centro Comunitário do Funchal, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, o Curso EFA da Freguesia do Imaculado Coração de Maria, Junta de Freguesia de São Martinho, Junta de Santa Luzia, Junta de Freguesia do Monte e a Empresa SociohabitaFunchal através do Centro Comunitário do Pico dos Barcelos, Centro Comunitário do Palheiro Ferreiro, Centro Comunitário da Quinta Falcão, Canto do Muro II, Canto do Muro III, Conjunto Habitacional do Galeão, Conjunto Habitacional de Santo Amaro e Conjunto Habitacional da Quinta Josefina.

Sumariamente, a campanha deste ano conta com um total de 1460 voluntários (541 adultos e 919 crianças/adolescentes). Paralelamente a estes grupos participam também os colaboradores do Departamento de Ambiente com uma ação de limpeza em um ribeiro.