Este é mais um compromisso da Autarquia com a Sustentabilidade Ambiental, um dos objetivos mais estruturantes e vincados para o Funchal na próxima década, e uma das prioridades que norteiam a governação deste Executivo Municipal.

A Câmara Municipal do Funchal tornou-se Membro Institucional do Pacto Português para os Plásticos, promovido pela Associação Smart Waste Portugal, com o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, e em parceria com a Fundação Ellen MacArthur.

Este é, com efeito, mais um compromisso da Autarquia com a Sustentabilidade Ambiental, um dos objetivos mais estruturantes e vincados para o Funchal na próxima década, e uma das prioridades que norteiam a governação deste Executivo Municipal.

Nesse sentido, a Vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, Idalina Perestrelo, que tem o pelouro do Ambiente e Alterações Climáticas, irá participar, no próximo dia 9 de fevereiro, na primeira reunião com os restantes Membros Institucionais que assinaram o Pacto Português para o Plástico.

Entre os diversos pontos comuns em agenda, o Município irá aproveitar esta oportunidade para abordar algumas medidas que o Funchal tem vindo a promover ao longo dos últimos anos, no âmbito do “Combate à Poluição Provocada pelo Plástico”, podendo ser destacadas as seguintes:

– Utilização de copo reutilizável no evento “A Noite do Mercado”;

– Instalação de máquinas para enchimento de garrafas de água;

– Eliminação do Plástico de Uso Único nos bares e nas cantinas da autarquia;

– Oferta de palhinhas reutilizáveis, sacos de pano para frutas e legumes, sacos de pano para as compras, escova de dentes em bambu, cotonetes com bastão em cartão e garrafas reutilizáveis aos colaboradores do Departamento de Ambiente;

– Utilização de sacos de papel e de pano nos Mercados Municipais;

– Máquina de café com copos de cartão;

– Projeto Piloto Eco Cartão Escola; 

– Recolha Indiferenciada e Seletiva Porta a Porta esta última implementada para os três fluxos de resíduos (cartão, vidro e  plástico e metal) desde 2008;

– Recolha seletiva em eventos;

– Realização de Campanhas de Educação, inclusive com uma exposição com resíduos plásticos;

– Elaboração da Estratégia Municipal do Combate à Poluição Provocada pelo Plástico, cuja implementação tem envolvido os próprios dirigentes da Autarquia.

Refira-se que o Pacto Português para os Plásticos é uma plataforma colaborativa e de inovação que une diferentes atores públicos e privados, e procurará fomentar uma visão comum e metas e objetivos ambiciosos para 2025, com o intuito de solucionar, na origem, os problemas associados ao plástico.

Os Membros Institucionais que assinam este Pacto irão apoiar a visão global da Nova Economia dos Plásticos, da Fundação Ellen MacArthur, que se caracteriza por incentivar uma economia circular para os plásticos, na qual estes nunca se convertam em resíduos.

Fonte: https://www.funchal.pt