No âmbito do Programa de Educação Ambiental, a Câmara Municipal do Funchal, através do Departamento de Ambiente – Unidade de Sensibilização Ambiental, promoveu a 1.ª edição do Festival de Teatro Ambiental “Atitude verde por um planeta saudável”, que decorre durante o dia de hoje no Auditório do Jardim Municipal.

Este festival, de carácter intergeracional e amador, desafia os alunos das escolas e utentes de centros comunitários e de outras instituições do Município do Funchal, a criarem um texto dramático, original e criativo, alusivo à temática ambiental, com vista à sua representação teatral. De realçar que a participação neste festival teve como requisito a reutilização de materiais na confeção dos adereços e figurinos, promovendo a sustentabilidade do evento.

Com a dinamização deste evento, pretende-se promover e valorizar a produção teatral como instrumento de sensibilização ambiental; estimular a criatividade e o trabalho em grupo; promover o encontro e a partilha de experiências entre várias faixas etárias e sensibilizar para a importância da reutilização dos resíduos sólidos.

Este Festival não prevê nenhum tipo de classificação ou prémios. Todavia, o Município do Funchal apoiou cada grupo inscrito, com um cheque-vale no valor de 150 euros, para utilizar na confeção dos adereços e figurinos. No final do evento será atribuído a cada grupo um certificado de participação.

Ao longo do dia de hoje, pode-se assistir a trabalhos realizados por alunos de diversas Escolas, nomeadamente: Externato de São João, Colégio do Marítimo, EB1/PE de São Martinho, Escola Básica com Pré e Creche dos Louros (edifício de São Gonçalo), EB1 Visconde Cacongo e Escola Secundária Jaime Moniz – Grupo de Teatro “O Moniz – Carlos Varela”, bem como por utentes da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal – Garota do Calhau. Pretende-se que este evento seja uma verdadeira celebração ao Ambiente e ao Desenvolvimento Sustentável, sob o mote

“Pensar global, agir local”.

Alunos participantes no Teatro: 130 alunos mais 7 professores

Escolas que irão assistir: EB23 Dr. Horácio Bento de Gouveia, Ginásio da Barreirinha, Apresentação de Maria, Ginásio de Santo António, Centro de Inclusão Social da Madeira, Externato Princesa Maria Dona Amélia e Ilhéus num total de 427 alunos e professores.