Orçamento Participativo do Funchal foi um dos temas abordados.
Reuniu-se, na terça, 11 de julho, pelas 18:00, na Sala da Assembleia Municipal, o Conselho Municipal de Juventude do Funchal.
Refira-se que o Conselho Municipal da Juventude é o órgão consultivo do Município do Funchal sobre matérias relacionadas com as políticas municipais de juventude.
Este órgão tem como missão, a criação de condições para uma participação ativa dos/as jovens funchalenses na governação da cidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável da cidade.
Esta sessão juntou cerca de 14 participantes, de 11 Associações Juvenis do Município do Funchal: TUMa – Tuna da Universidade da Madeira ; Tuna D’Elas – Tuna Feminina da UMa; Associação Reinventa ; AACJ – Associação de Apoio a Crianças e Jovens; AJEMed-Madeira: Associação Juvenil de Medicina da Madeira ; Associação Womaniza-te; Associação de Jovens Madeirenses Conectados ;Juventude Social Democrata (JSD); Juventude Bloco de Esquerda; Corpo Nacional de Escutas – Junta Regional da Madeira ; Associação de Escoteiros de Portugal – Madeira.
Por entre os vários assuntos tratados, destacam-se:
– Orçamento Participativo do Funchal 2023/2024;
– Discussão e aprovação da Revisão do Regulamento Geral do Conselho Municipal de Juventude e do Regulamento Interno;
– Ponto de Situação dos trabalhos na área da Juventude.
A institucionalização do Conselho Municipal de Juventude do Funchal ocorreu em sede de Assembleia Municipal do Funchal, onde foi aprovada a 26 de fevereiro de 2014, a criação do Conselho Municipal de Juventude do Funchal, por regulamento próprio, com vista à implementação de uma verdadeira política de participação juvenil no Município do Funchal, através da auscultação das associações e organismos representativos dos/as jovens funchalenses.
A dinamização do Conselho Municipal de Juventude e a mobilização do tecido associativo juvenil, está integrada na visão estratégica da Câmara Municipal do Funchal para o presente quadriénio, em consonância com o II Plano Nacional para a Juventude, com o Plano de Ação para a Juventude da RAM 2019 -2023, e com o Plano Municipal de Juventude do Funchal – o FunJOVEM 20-30.