A Câmara Municipal do Funchal, através do Departamento de Educação e Qualidade de Vida e da SociohabitaFunchal, preparou um programa de atividades à distância para assinalar o Dia da Criança este ano.
A Vereadora Madalena Nunes, que tem o pelouro da Educação no Funchal, explica que “o princípio orientador é garantir que, mesmo perante todos os condicionalismos existentes, os mais novos poderão participar nas atividades desenvolvidas. Na próxima segunda-feira, dia 1 de junho, teremos assim diversas iniciativas a decorrerem nas páginas de facebook Funchal Cidade Educadora, Biblioteca Municipal do Funchal e Teatro Baltazar Dias.”
Além disto, a Autarquia tem igualmente em curso um desafio às crianças e jovens funchalenses, no sentido de que enumerem as três coisas das quais mais sentiram falta nos últimos dois meses. Os mais jovens podem partilhar as suas listas via áudio, vídeo, foto, texto escrito ou desenho, identificando nome e idade e enviando as mensagens para educacao@cm-funchal.pt.
Os centros comunitários do Funchal também estarão empenhados nesta tarefa e desafiarão os mais novos, por sua vez, a construir um avião com uma folha de papel, no qual devem igualmente escrever ou desenhar as coisas de que mais sentiram falta durante o período de confinamento. No caso dos centros comunitários, as crianças oferecerão depois os seus aviões de papel aos colaboradores camarários.
Acrescente-se, por fim, que para cumprirem o desafio referido, os mais novos podem ainda utilizar as “caixas de correio” identificadas para este propósito no Jardim da Ajuda, no Complexo Balnear do Lido, no Bairro da Nazaré e nos Paços do Concelho. Esta é também uma forma de chegar a todas as crianças que não têm acesso aos meios digitais.