A Semana do Ambiente da Câmara Municipal do Funchal a decorrer, na Praça do Município, até 05 de junho, teve ontem o dia dedicado aos Jardins, com destaque para o tema, “As árvores do meu Funchal”, que foi alvo de um workshop, bem como a distribuição de sementes de plantas aromáticas, isto com o propósito de estimular o gosto pela natureza.

Refira-se que a Divisão de Espaços Verdes e Jardins da CMF, que integra o Departamento de Espaços Verdes e Ação Climática, gere um património arbóreo com cerca de 10.000 árvores, distribuídas por parques, jardins, arruamentos e espaços remanescentes.

As árvores, como elementos fundamentais no ecossistema urbano, para além de contribuírem para a valorização das cidades, aumentam o conforto das populações e promovem a qualidade ambiental.

Nesse sentido e dada a sua importância, a CMF pretendeu dar a conhecer não só as árvores consideradas “monumentais”, pelo seu carácter excepcional, porte monumental e valor botânico, como também as espécies mais representativas dos arruamentos do Funchal.

Com esse objetivo e envolvendo a comunidade escolar, decorrem, neste dia, uma atividade quer na parte da manhã, quer na parte da tarde, que visa a criação de um caderno de campo: “As árvores do meu Funchal”.

Este caderno contém uma breve descrição da espécie arbórea, acompanhada com imagens da folha, flor, fruto. Esta atividade assenta na colocação da folha correspondente a cada árvore descrita.