Após ter recibo o primeiro prémio, em outubro passado, com a Intervenção Social Sénior, o Município do Funchal, vê agora premiada as suas boas práticas com os mais jovens.

O Município do Funchal receberá no próximo dia 19, na Maia, a distinção relativa às candidaturas “Intervenção Social Crianças e Jovens do ano 2023”, para cidades com mais de 100 mil habitantes.

Um reconhecimento que demonstra, na opinião da vereadora Helena Leal, “o trabalho deste executivo com todas as franjas da população, neste caso em concreto com as crianças e jovens”.

Esta distinção, conforme a vereadora com o pelouro social, “reflete a aposta que temos feito em prol de uma cidade cada vez mais saudável, inclusiva e solidária, tendo este executivo aumentado, desde que entrou em funções, os apoios sociais em mais de 50%, estendendo-os a todas as franjas da população, desde os mais novos aos mais velhos”.

Recorde-se que este programa “Autarquia Solidária”, de âmbito nacional, tem como principal objetivo criar um sistema de reconhecimento público de boas práticas, que visam o bem-estar da comunidade, trabalho que tem sido conduzido pelo executivo de forma criteriosa e no sentido de chegar às necessidades dos cidadãos, mitigando toda a forma de descriminação da população do concelho.

O Município do Funchal, que pertence desde o final de 2021 ao Programa Autarquia Solidária, tem atualmente implementados vários programas sociais, cuja importância remete para o reconhecimento público das suas boas práticas, nomeadamente com o Apoio à Natalidade e à Família; Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento; Comparticipação Municipal em Medicamentos; Programa Municipal de Apoio às Habitações Degradadas; Programa Municipal de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho; Bolsas de Estudos do Ensino Superior; Manuais Escolares Gratuitos; Cartão Sénior 55+ e Cartão Família Numerosa; Apoio ao Associativismo área Social, entre outras.

As condições de acesso a estes programas sociais, podem ser consultadas no portal do município, em funchal.pt.