Objectivo do polo, situado na ETAR, é chegar aos 500 visitantes por ano

Foi hoje inaugurado pelo vice-presidente, Bruno Pereira e pela vereadora do Ambiente, Nádia Coelho, o Pólo de Educação Ambiental de Águas Residuais do Funchal, situado na ETAR, na Zona Velha.

Na ocasião, retomaram-se as visitas guiadas a esta infraestrutura com uma turma de 4.º ano da Escola EB1/PE Visconde Cacongo.

Nádia Coelho destacou a adaptação do piso superior da ETAR para receber o Pólo de Educação Ambiental, «um investimento da Câmara Municipal do Funchal orçado em cerca de 14 mil», sublinhando que permitirá «difundir e melhorar a oferta educativa» através da alocação de um espaço, «que visa despertar para a mudança de comportamentos e atitudes sobre a problemática ambiental, em geral, e o saneamento básico, em particular».

Como explicou, «espera-se dotar os cidadãos de conhecimentos e meios que lhes permitam lidar com os desafios de um desenvolvimento sustentável», nomeadamente no que concerne aos impactos das suas ações nas redes de saneamento básico, evitando, por exemplo, «a eliminação de objetos ou materiais não adequados no sistema de tratamento de águas residuais».

Para o desenvolvimento das atividades, este polo irá contar com a equipa especializada da Unidade de Sensibilização Ambiental do Departamento de Ambiente do Município, mediante marcação prévia.

Espera-se abranger com esta atividade mais de 500 pessoas/ano de todas as faixas etárias.