Pedro Calado apresentou catálogo com 224 páginas das iniciativas culturais dos últimos dois anos

A Câmara Municipal do Funchal apresentou, ontem, o catálogo “Boa Viagem”, na Capela da Boa Viagem que marca o fim de mais um ciclo de exposições naquele espaço.

A coletânea reúne, em 224 páginas, obras, textos e diversas atividades culturais desenvolvidas ao longo dos últimos dois anos, sob a direção de Hélder Folgado, que chama “2ª esquina do Mundo” da cidade do Funchal a Capela da Boa Viagem- Núcleo Difusor de Arte e Cultura Contemporânea- situada na intersecção da Rua da Boa Viagem com a Rua de Santa Maria.

Durante a apresentação, o presidente da Câmara Municipal do Funchal revelou que, entre janeiro e setembro deste ano, passaram por aquele espaço cultural 5407 pessoas, criando uma participação de cultura significativa naquela zona da cidade o que deixa, realçou, os comerciantes muito satisfeitos. “Hoje quero expressar o meu orgulho e deixar aqui um sentimento de gratidão pela elevação do trabalho que toda a minha equipa tem dado à cultura da cidade”, frisou.

Pedro Calado referiu que a autarquia investiu, este ano, na programação cultural da Capela cerca de 40 mil euros, sublinhando que o catálogo representa um contributo da autarquia do Funchal para a continuidade construção do legado histórico da cidade às futuras gerações.

O autarca salientou ainda que, ao contrário daquilo que alguns querem tentar passar cá para fora, a CMF não reduziu o orçamento para a cultura. “Julgo que a autarquia do Funchal é das poucas entidades nacionais que afetou 2% do orçamento municipal só para a cultura, deixando o compromisso de fazer mais, por sentir que a cultura está a chegar cada vez mais aos jovens, o que não acontecia antes.

A Capela da Boa Viagem é um equipamento do departamento de Cultura da Câmara Municipal do Funchal e desde 2023 integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.

Patente ao público, até 20 de dezembro, encontra-se uma exposição, com o título “ Boa Viagem”, que pode ser visitada das 09h30 às 17h00.