O Município do Funchal foi distinguido este ano como “Município mais Azul” da Região Autónoma da Madeira.

O galardão, atribuído pela ABAAE (Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação) e pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente, visa distinguir o excelente desempenho na realização das atividades de educação ambiental desenvolvidas no âmbito do Programa Bandeira Azul 2023.

A vereadora do Ambiente, Nádia Coelho, refere que “este é o reconhecimento da aposta que o Município do Funchal está a ter na área da educação ambiental, desenvolvendo novas iniciativas ao longo do ano e nas mais variadas áreas”.

Um dos critérios obrigatórios para a atribuição do galardão de qualidade ambiental – Bandeira Azul – às praias e complexos balneares é a realização de pelo menos 6 atividades de Educação e Sensibilização Ambiental, num máximo de 12. O Município do Funchal realizou 11 atividades.

As atividades devem basear-se nas seguintes temáticas: a mensagem de sensibilização ambiental, as questões da segurança nas praias e complexos balneares, a participação e o efeito multiplicador das atividades, o número de ações desenvolvidas e parceiros envolvidos, bem como a preocupação explícita com a população sénior e portadora de deficiência, entre outras.

O programa de atividades Câmara Municipal do Funchal (CMF) contou com a colaboração das duas entidades envolvidas na gestão e na manutenção das zonas balneares no Município: a Frente MarFunchal e o Clube Naval do Funchal, em parceria com diversas instituições.

As atividades de educação e sensibilização ambiental são coordenadas pela Unidade de Sensibilização Ambiental do Departamento de Ambiente do Município do Funchal.

Para 2024 o tema proposto pela ABAAE é “Liderança Azul”.