Pedro Calado anunciou que o OPF, para 2025, será aumentado para 600 mil euros!

A Câmara Municipal do Funchal apresentou, hoje, em cerimónia realizada no Salão Nobre, os 14 projetos vencedores do Orçamento Participativo do Funchal (OPF) 2023-2024, cujos projetos escolhidos pelos munícipes, em votação pública, serão executados pelo Município do Funchal, entre janeiro de 2024 e janeiro de 2026.

O Orçamento Participativo do Funchal foi lançado em maio de 2023 com uma verba global de 550 mil euros, destinada à implementação dos projetos vencedores, nas 4 categorias criadas para o efeito, juvenil, escolar, concelhia e sénior.

Há projetos vencedores em todas as categorias, com particular destaque para o maior número de propostas acolhidas na categoria sénior, tendo sido escolhidos sete projetos. Na categoria concelhia serão concretizados quatro investimentos, na categoria escolar dois e um na categoria juvenil.

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal manifestou o desejo de colocar todos os projetos “na rua” até final deste ano para que sejam concretizados no prazo previsto.

Pedro Calado anunciou que a verba do OPF, para 2025, será aumentada para 600 mil euros e os “critérios” já estão bem “definidos”. Referiu que OPF já está em preparação, sublinhando que quer já a partir de março começar o trabalho de sensibilização junto de todas as entidades para que, em finais de setembro, os projetos sejam submetidos a votação e incluídos no OPF de 2025.

O autarca pretende que “no ano em que se destina o financiamento todos os projetos sejam concretizados nesse mesmo ano”.

Pedro Calado apela desde já à participação dos cidadãos na apresentação de propostas, que se mobilizem e votem nos projetos que querem ver implementados na sua cidade.

O presidente da autarquia do Funchal enalteceu ainda a elevada participação democrática dos munícipes em todas as fases do OPF 2023-2024 bem como o envolvimento de todas as entidades neste processo.

Cristina Pedra, vice-presidente da CMF, anunciou que comparativamente ao OPF anterior, em que o número de votos foi pouco mais de 4.000, no OPF de 2023-2024 foram contabilizados um total de mais de 24.300 votos, o que significa um acréscimo de 485%.

Na presente edição do OPF, registou-se um aumento de cerca de 21% do número de projetos em votação, 35, mais 6 do que os registados no anterior OPF.

O Orçamento Participativo é um instrumento de participação direta e ativa dos cidadãos na gestão municipal.

Projetos vencedores por categoria:
Categoria Juvenil:
1.º Classificado – Aquisição de Câmara Veo – para análise dos jogos do Clube Desportivo 1.º Maio
Categoria Escolar:
1.º Classificado – Aquisição de Carrinha para Clube da Escola Secundária Francisco Franco
2.º Classificado – Passos para a Igualdade: pisos táteis para uma escola acessível a todos – Alunos invisuais da Escola Bartolomeu Perestrelo
Categoria Concelhia:
1.º Classificado – Resgate Eficaz no Funchal – Viatura 4×4 – Bombeiros Voluntários Madeirenses
2.º Classificado – Mais Cultura Mais Vida – Aquisição de carrinha para o Centro Cultural de Santo António
3.º Classificado – Criação de Zona de Iniciação à Modalidade BTT – Parque Ecológico do Funchal
4.º Classificado – Aproximar Funchal – Aquisição de carrinha para os centros comunitários da SocioHabita Funchal
Categoria Sénior:
1.º Classificado – Aquisição de uma carrinha de 7 lugares – para a Casa do Povo de Santa Maria Maior
2.º Classificado – Idade com Dignidade – camas articuladas e acompanhamento de idosos pela Causa Social – Associação para a Promoção da Cidadania
3.º Classificado – Alimentação saudável/segura inclusiva – cozinha móvel para os Espaços Camarários (Universidade Sénior, Centro Comunitário e Ginásios Municipais)
4.º Classificado – Equipamentos informáticos para a Universidade Sénior da Freguesia de S. Gonçalo
5.º Classificado – Cantina Social – Casa do Povo de S. Roque
6.º Classificado – Espaço MOVESénior – equipamentos de ginásio adaptado para o Centro Comunitário Regional
7.º Classificado – Lavandaria Social – Casa do Povo de S. Roque

De acordo com o previsto no Regulamento Municipal do Orçamento Participativo do Funchal, os resultados serão publicados na plataforma eletrónica op.funchal.pt