Nádia Coelho procedeu hoje à entrega do composto aos moradores que fizeram a separação dos resíduos orgânicos ao longo de meses

O projeto de compostagem comunitária, levada a cabo pela Câmara Municipal do Funchal, com a participação ativa dos moradores do Bairro de Santo Amaro, do conjunto habitacional da Quinta Falcão I, do Bairro da Ribeira Grande e do Bairro dos Viveiros, foi “bem-sucedida”, conforme referiu a vereadora do Ambiente, Nádia Coelho, que hoje procedeu à entrega do composto produzido pelos moradores ao longo de meses.

“Trata-se do reconhecimento e agradecimento pelo empenho de cada participante, a quem nós entregamos hoje uma saca de composto, pronto para usar nos jardins, hortas ou vasos de plantas”, salientou a vereadora, que espera que este projeto inspire outros a adotarem práticas mais ecológicas.

Nádia Coelho felicitou o empenho dos moradores neste projeto, separando os resíduos orgânicos, transformando-os em valioso composto, por meio da compostagem. Uma ação coletiva, que afirma Nádia Coelho, “trouxe benefícios significativos para o nosso meio ambiente, promovendo a redução do desperdício e o aumento da consciência ambiental na nossa comunidade”.

A entrega do composto, reforçou, “é uma forma de valorizar o envolvimento de cada morador no projeto, bem como de incentivar práticas sustentáveis nas nossas rotinas diárias”. “Estamos muito felizes em compartilhar os resultados desse esforço coletivo e ver os frutos do trabalho árduo de todos”, enfatizou.

A vereadora destacou ainda que este projeto de compostagem comunitária é uma amostra clara do poder da colaboração e do empenho dos funchalenses. “Juntos, podemos fazer a diferença ao nosso meio ambiente e construir um futuro mais sustentável para todos”, defendeu.

Durante a manhã, a vereadora do ambiente, acompanhada da sua equipa, procedeu à entrega de 220 kg de composto no conjunto habitacional de Santo Amaro, 205 kg no conjunto habitacional da Quinta Falcão I, 260 kg de composto no conjunto habitacional da Ribeira Grande e 200kg no bairro dos Viveiros.

Esta iniciativa integra-se na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos que decorre até sexta-feira.