Aproxima-se o Dia Mundial da Árvore ou da Floresta, 21 de março. O Município do Funchal celebra a árvore e as florestas com uma semana de atividades, que decorrem desde, ontem, 18, a 23 de março.

Estão, no programa, um conjunto de atividades para o público infantojuvenil, com atividades lúdico pedagógicas a serem desenvolvidas em ambiente de laboratório e através de jogos e dinâmicas interativas no espaço dedicado à sensibilização e educação ambiental, a partir do novo e modernizado Centro de Receção e Interpretação do Parque Ecológico do Funchal.

Estas atividades e jogos também estão programadas para o exterior do Centro de Receção e Interpretação, privilegiando um contacto direto com a natureza, permitindo aos participantes conhecer e descobrir mais para poderem no futuro proteger e cuidar deste lugar que constitui um verdadeiro espaço natural e holístico e é o pulmão da cidade do Funchal.

Nádia Coelho refere a “importância de assinalar esta data, não com um dia, mas sim com uma semana, permitindo a todos os participantes conhecer e descobrir este espaço e através de jogos e atividades potenciar um futuro com mais agentes protetores da nossa fauna e flora e continuar a conservação da natureza.

Numa altura em que tanto se fala e é cada vez mais premente agir nas medidas de adaptação das alterações climáticas, esta é uma semana verdadeiramente importante para estas crianças e jovens tomarem ainda mais consciência do seu papel num mundo e numa cidade cada vez mais resiliente e reforçar a sustentabilidade do Funchal.”

A vereadora com o pelouro do ambiente refere ainda que “este executivo tem vindo a apostar nestas matérias e particularmente, no Parque Ecológico do Funchal, onde o grande investimento incidiu sobre o controle de espécies de carater invasor, e a sua reflorestação com espécies nativas e folhosas sobretudo nas zonas ardidas para proteção dos solos e do coberto vegetal que preservam a biodiversidade e o património verde da Cidade do Funchal».

Aliás, conforme esclarece, «desde 2022 que o Município do Funchal tem vindo a apostar em vários projetos, num valor que ascende os 1,7M€, que incluem a limpeza de invasoras numa área total de 370ha e com um número de plantação superior a 100.000 plantas».

Para terminar esta semana em grande, decorrerá uma caminhada para todas as idades, sábado, 23 de março, onde as vistas sobre o património verde natural do Funchal têm um papel fundamental e o respirar de ar puro permite aos participantes deliciar-se sobre a natureza praticando exercício ao mesmo tempo.

O Município do Funchal reforça assim a sua aposta na Educação Ambiental, sendo atualmente o Parque Ecológico do Funchal um espaço impulsionador das atividades pedagógicas e de educação ambiental orientadas para a população escolar e público em geral.